SIMESC esclarece situação sobre o pagamento dos sobreavisos do Hospital Santa Isabel

No dia 30 de janeiro de 2008, o Conselho Médico (Representantes de cada Especialidade), do Hospital Santa Isabel, em Blumenau, realizou reunião analisando o comunicado relativo à paralisação ou ausência de escala de sobreaviso nas especialidades de cirurgia geral, vascular, urologia grupo I, ortopedia e traumatologia.
Considerando a reivindicação do pagamento dos sobreavisos para todas as especialidades, em fase final de negociações, pelos Órgãos Públicos na área da saúde e representantes de entidades médicas, Direção Geral e Direção Clínica, não existem dúvidas de que em breve esta reivindicação será atendida.
O Conselho Médico entende que em função da última reunião ter acontecido no dia 28/01, não houve tempo hábil para comunicar ao Corpo Clínico sobre o andamento das negociações e a convocação de dois colegas, representantes das especialidades que reivindicam o sobreaviso, para acompanhar o final das negociações.
Assim, diante da notícia publicada na edição 139, de 30 de janeiro de 2008, da Folha de Blumenau, sobre a questão do sobreaviso médico do Hospital Santa Isabel, o Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC) e a sua Diretoria Regional em Blumenau esclarecem que no dia 28 de janeiro não estiveram presentes na reunião, com a Secretaria Municipal de Saúde, conforme citado na matéria. Apesar das declarações que demonstram o interesse em resolver o impasse, a questão se arrasta desde de setembro de 2007, sem uma proposta concreta. Há ainda possibilidade de suspensão dos serviços de sobreaviso em fevereiro se os compromissos assumidos pela Direção do Hospital e a Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau não forem cumpridos.
A disposição dos médicos, para o diálogo e negociação, foi demonstrada desde o início, incluindo adiamento e suspensão da paralisação dos serviços por duas vezes. Os valores para a negociação do sobreaviso são calculados na base de um terço do valor do plantão médico.
Os serviços de cirurgia vascular, urologia, ortopedia e traumatologia e cirurgia geral estabeleceram Escala Provisória Diária até a próxima sexta-feira, 08/02, no aguardo de Termo de Compromisso que assegure o financiamento do pagamento do sobreaviso. O prazo final para remuneração foi fixado em 20 de março, deste ano.

Fonte: SIMESC – 01-02-2008


  •