#

Campanhas mantêm estoque de sangue na cidade dentro da meta

As constantes campanhas de conscientização e incentivo pela doação de sangue, realizadas pelo Centro Hemoterápico Blumenau, têm garantido os estoques na cidade. Na sexta-feira, dia 1º, 506 bolsas estavam disponíveis para atender emergências que eventualmente surjam no feriadão de Carnaval, período em que aumenta a incidência de acidentes de trânsito.
A quantidade atende a meta que é de manter, no mínimo, 500 bolsas à disposição todos os dias. Segundo o responsável técnico pelo Centro Hemoterápico, Delson Morilo Langaro, em menos de 10 anos as doações aumentaram em 35%. “Recentes campanhas têm feito com que o número de doadores aumente significativamente, colocando Blumenau em situação privilegiada em relação a outras cidades, visto que é cada vez mais raro nossos estoques ficarem críticos”, conta.
Durante o mês de janeiro foram recebidas 1,9 mil doações no total, número que fica além da média mensal, que é de 1.650 doações e superior ainda a janeiro de 2007, quando foram registrados 1,6 mil doadores. Porém, Langaro lembra que o ritmo de doações não pode diminuir, pois conforme as emergências dos hospitais, podem ser utilizadas de 100 a 200 bolsas, diariamente. Além dos casos de pronto-atendimento, o sangue armazenado atende ainda pacientes em tratamento de doenças que precisam de transfusão ou procedimentos cirúrgicos.

Horário
Langaro acredita que para garantir a constante reposição dos estoques do banco de sangue, seria necessário estender o horário de funcionamento do Centro Hemoterápico, que hoje abre das 7h30min às 18h. “Como passamos pelas mesmas restrições das outras instituições de saúde, estamos tentando otimizar os recursos disponíveis”, ressalta. “No atendimento procuramos agilizar o processo de doação, visto que a rapidez é um fator importante para estimular o doador a retornar”. Segundo Longaro, cerca de 85% dos doadores na cidade são voluntários, os outros 15% doam para atender necessidades urgentes de algum parente ou conhecido.
Para proteger o trabalhador doador, existe uma lei desde 1950 que dispõe sobre a doação voluntária de sangue. A Lei nº 1.075 garante ao trabalhador o direito de receber um atestado oficial da instituição, que garante dispensa do trabalho no dia da doação.

Data de inauguração do Hemosc segue indefinida depois de dois anos de atraso
Com cerca de 2 anos de atraso, a unidade blumenauense do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) segue sem data definida para inauguração.
Segundo o responsável técnico pelo Centro Hemoterápico de Blumenau, no momento está sendo realizada licitação e compra de equipamentos. “Este processo é demorado e burocrático, pois deve haver rigor no controle dos recursos investidos. O gasto do dinheiro público ocorrerá de forma clara e transparente”, garante.
Langaro informa que quase todos os funcionários do Centro Hemoterápico Blumenau passarão a atuar no Hemosc. “Como eles já conhecem suas funções, o início das atividades ocorrerá de forma mais rápida e eficiente”.
O Ministério da Saúde investiu R$ 800 mil nas obras do prédio, concluídas em outubro, e a contrapartida do Estado deve ser de R$ 700 mil para a compra de equipamentos. Os dois locais devem funcionar simultaneamente. “O banco de sangue e agência transfucional permanecerão a cargo do Centro, enquanto atividades relacionadas à coleta e atendimento ambulatorial vão passar a operar no Hemosc”, explica Langaro.

Fique por dentro:
Para doar sangue é preciso: Ter entre 18 e 65 anos;
Pesar no mínimo 50 quilos;
Estar alimentado de preferência com alimentos de pouca gordura;
Pelo menos 24 horas sem tomar bebida alcoólica;
Apresentar documento com fotografia.

O Centro Hemoterápico Blumenau atenderá normalmente nesta segunda e terça-feira de Carnaval, 4 e 5 de fevereiro.
Rua: Floriano Peixoto, 300
Fone: 3322-3158

Fonte: Folha de Blumenau - 02-02-2008


 
 


  •