Mais de 40 estudantes participaram da reunião organizada pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC) na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) na última quarta-feira (13/10), para apresentar os benefícios da filiação à entidade representativa da categoria e esclarecer dúvidas dos acadêmicos relacionadas à periculosidade da profissão, ao ato médico, às ações judiciais na área, programas de residência e outros temas de interesse dos futuros profissionais.
O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, abriu a reunião apresentando os representantes ali presentes - Sonia Bristot (1ª tesoureira), Eliane Soncini (Assuntos Sócio-Culturais) e o advogado Erial Lopes de Haro. Também justificou a ausência da diretoria regional, em reunião no mesmo horário, no Hospital Santo Antônio, de Blumenau. Soncini enfatizou a importância da união dos profissionais na conquista de melhores condições de trabalho e destacou o trabalho voluntário da diretoria da entidade, empenhada neste sentido desde 2001.
A periculosidade da atividade médica foi um dos primeiros temas que vieram à tona na reunião. Na defesa do profissional, Erial lembrou o serviço colocado à disposição do filiado, Defensoria Médica 24 horas. Um advogado pode ser contatado a qualquer hora do dia para esclarecer dúvidas urgentes relacionadas ao ato médico. O tema foi ilustrado com exemplos pontuais de casos atendidos pelo jurídico. O Plantão de Diretoria (um dirigente sindical disponível ao telefone das 11 às 21 horas) também foi apresentado aos acadêmicos, além da possibilidade de atenção nas área contábil, previdenciária e de comunicação. Para a manutenção e ampliação desse leque de serviços oferecidos pela entidade, Soncini lembrou a necessidade de comprometimento dos profissionais e as facilidades de contribuição para os médicos recém-formados, durante e imediatamente após a realização da residência.
Neste sentido, Eliane Soncini, também perguntou aos estudantes sobre as perspectivas para o ingresso a programas de residência e enfatizou a importância da escolhê-lo bem, de acordo com as informações disponibilizadas pelo Ministério da Educação. Erial ainda esclareceu dúvidas sobre a aplicação do Código de Defesa do Consumidor à atividade médica, o consentimento informado e as vantagens de estabelecer uma boa relação médico-paciente.
Ao final da reunião, o presidente do sindicato ainda destacou a parceria entre Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (CREMESC), Associação Catarinense de Medicina (ACM) e SIMESC. Explicou a importância da regulamentação da Emenda Constitucional 29 (vincula percentuais de investimento por áreas - entre elas a Saúde -, para cada ente federativo, União, estado e município), a luta pela instituição da carreira de Estado para o médico e o grave problema da Judicialização da Medicina.
-
2af24cabaaf6459f952101215e405fc8.jpg
-
03e7e1009c0847d48c1981aba952fbc7.jpg
-
11abc62b52ef4e93bd82c2e0bdbeb806.jpg
-
e3cee0408af74270a6cfc758ec1c5a48.jpg