SIMESC realiza Reunião de Diretoria Plena em Brusque

No dia 15 de setembro foi realizada a Reunião de Diretoria Plena, em Brusque. O primeiro ponto de pauta foi apresentado pelo Presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), Dr. João Pedro Carreirão Neto, que falou sobre trabalho médico e as formas de contratação que ocorrem no estado, muitas das quais irregulares. Expôs a situação de várias regiões, cujas contratações ocorrem através de terceirização dos trabalhos, incluindo mesmo pregão presencial pelo menor preço e os contratos por tempo determinado na gestão pública. Em seguida, o Secretário Geral do Sindicato, Dr. César Ferraresi, apresentou o Planejamento Estratégico do SIMESC.
O Dr. João Pedro enfatizou as prioridades e destacou: a organização das informações; a intensificação e o aperfeiçoamento da comunicação; a realização de cursos para capacitação de diretores; a fiscalização para detectar os problemas nas contratações e nas condições de trabalho dos médicos; aumento do número de filiados; e ampliação dos serviços jurídicos. Foi apresentada a estagiária de Marketing do Sindicato, Renata Usuy, que falou sobre as atividades que vem realizando para projetar a imagem do SIMESC. O Dr. Erial Haro, Assessor Jurídico do Sindicato, apresentou proposta de não pagamento pela entidade, dos honorários de sucumbência em ações indenizatórias, o que foi aprovado.
Foi aprovada a parceria realizada entre a Diretoria Regional de Brusque e a Associação Brusquense de Medicina (ABM), apresentado pelo Presidente Regional, Dr. André Karnikowski.
O último ponto de pauta foi a apresentação, pelos Diretores Regionais, das situações dos médicos em suas regiões. Um dos problemas destacados foi o fato de optometristas fazerem o trabalho dos médicos. Vem ocorrendo em Brusque e outras cidades. Em Canoinhas, onde a universidade local forma aqueles profissionais, várias ações das entidades médicas tentam inibir as irregularidades. 
O sobreaviso não remunerado é outro problema, que ocorre em várias regiões, entre elas Brusque e Blumenau. A contratação irregular de médicos foi outra reclamação de Regionais como Tubarão e Canoinhas. Problemas nos hospitais, principalmente, financeiros, também fizeram parte da reclamação dos Diretores de Brusque, Balneário Camboriú e Laguna.
A falta de médicos é um problema em Laguna. São Miguel do Oeste reclama a falta de UTI. Conquistas fizeram parte dos relatos das Diretorias Regionais. O caso de Videira, que conquistou o sobreaviso remunerado; do Médio Vale, que discute a revisão do Plano de Carrreira e que teve a promessa de que haverá concurso público para contratação de médicos; de Joinville, que também conquistou sobreaviso remunerado para várias especialidades e teve atendidas algumas reivindicações dos médicos do Pronto Atendimento, após paralisação de 24 horas. Estiveram presentes na Reunião de Diretoria Plena 15, das 21 Diretorias Regionais e 13 Diretores da Executiva.

Fonte: SIMESC - 18-09-2007


  •