#

Joinville apura caso suspeito de dengue

A Secretaria de Saúde de Joinville, no Norte do Estado, está acompanhando um caso suspeito de dengue, doença que provoca febre, falta de apetite e, em casos mais extremos, sangramentos no nariz e olhos e até a morte.
O acompanhamento está sendo feito porque um homem com suspeita da doença foi internado no Hospital Municipal São José, na semana passada.
Ele já recebeu alta, mas como todos os exames necessários para diagnosticar a doenças não foram concluídos, o caso está sendo acompanhado.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde e do pronto- socorro do hospital, o homem teria contraído os sintomas, como febre forte e dores pelo corpo, depois de viagem aos estados do Pará ou Tocantins, no Norte do Brasil.
A internação ocorreu na quarta-feira da semana passada, de acordo com Hamilton Correia Vargas, supervisor de enfermagem do pronto-socorro do hospital.
O homem apresentou melhoras no quatro de saúde e recebeu alta no sábado, segundo Hamilton.
O caso foi encaminhado à Vigilância Epidemiológica do município, que nesta semana coletou sangue do paciente e desde então vem acompanhando o caso.
A Secretaria de Saúde informou que se a doença for confirmada, os resultados do exames devem ser liberados ainda nesta semana.

Joinville
Fique por dentro
O que é a dengue?

A dengue é causada por um vírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em locais com águas paradas como vasos, pneus e ferros-velhos. A incubação da doença (período para que a pessoa apresente os sintomas) vai de três a 15 dias após a picada.
Quais os sintomas?
Os sintomas são febre, mal-estar, dor-de-cabeça e falta de apetite. Em estágios mais avançados, podem ocorrer sangramentos no nariz e olhos. A doença pode levar à morte por hemorragia interna e falência múltipla dos órgãos.
Como evitar a doença?
Não há vacina contra a dengue. O combate da doença pela eliminação do mosquito Aedes aegypti.

Fonte: Diário Catarinense - 21-02-2008


  •