#

GDPM foi um dos assuntos levantados na reunião de Joinville

O SIMESC esteve em Joinville, no dia 18 de março, ocasião em que os diretores da entidade puderam debater, com os médicos presentes, assuntos de interesse da categoria.
Inicialmente, o presidente SIMESC, Dr. Cyro Soncini, trouxe à mesa as questões relacionadas à GDPM e a lei nº15080 que a regulamenta. Apresentou ainda, auxiliado pelos demais diretores, o texto da Lei, destacando os principais artigos e os avanços. Vários colegas questionaram sobre a plena aplicação e o Dr. Cyro informou que o COSEMESC acompanhará os desdobramentos.
Quanto à primeira avaliação, prevista para abril (referente ao período de out/09 a mar/10), será baseada no desempenho individual e as próximas nos critérios individuais e institucionais. Também foi lembrado sobre o retorno do pro-labore, para média e alta complexidade, que acontecerá a partir do mês de junho.
Seguindo, a assessora previdenciária do SIMESC, Dra. Lucila Moura Santos Cardoso, prestou esclarecimentos a respeito da Aposentadoria Especial. Apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de “... garantir, aos filiados à entidade sindical ora impetrante, o direito de ter os seus pedidos de aposentadoria especial analisados pela autoridade administrativa competente...", não existe encaminhamento objetivo até agora. O SIMESC protocolou Reclamação Judicial junto ao STF contra o Ministério da Saúde (e outros...), ainda sem definição. A Dra. Lucila alertou os médicos para que não aceitem a aposentadoria pela média dos vencimentos, pois isto não é aposentadoria especial! Apresentou o PLP555/10, informando que está tramitando no Congresso Nacional, regulamentando esta matéria para os servidores públicos de todos os poderes. Encerrou a participação colocando-se a disposição de todos.
Por fim, os médicos obstetras da Maternidade Darcy Vargas apresentaram manifesto dirigido a Direção daquela unidade, denunciando a carência de profissionais e o grande desgaste destes. O SIMESC comprometeu-se em contatar a SES para assegurar a existência de vagas para obstetras no próximo concurso a ser lançado.
Ao encerrar a reunião, o Dr. Cyro agradeceu a presença de todos e o empenho da Diretoria Regional de Joinville, representada pelos diretores, Drs. Marcelo da Rosa Prates e Suzana Maria Menezes de Almeida.
Pela Diretoria Executiva estavam também presentes os Drs. Vânio Lisboa (vice- presidente), Sonia Bristot (1ª tesoureira), Eliane Soncini (diretora de assuntos sociais e culturais) e Tanise Damas (diretora de apoio aos graduandos em medicina). Também acompanhou a comitiva o Dr. Erial de Haro (assessor jurídico) e o funcionário Marcio Cardoso (apoio administrativo). A recepção dos médicos foi realizada pela Sra. Cecille Carpes, esposa do presidente regional, Dr. Hudson Gonçalves Carpes.

Fonte: Informações do Dr. Cyro Soncini - 18-03-2010


  •