A demanda menor reduziu o estoque de sangue e o Hemocentro Regional de Lages (Hemosc), que enfrenta dificuldade na renovação das bolsas de sangue. Por isso, a unidade faz, hoje, a primeira coleta externa do ano em Urupema. A coleta faz parte da programação anual, que já foi feita com êxito na comunidade urupemense, segundo Carmen Ramos Muniz, assistente social e coordenadora do Programa de Captação de Doadores.
Em Urupema, o Hemocentro tem cadastrados cerca de 280 doadores, que participaram de coletas anteriores. Esta é a quarta coleta no município e a expectativa desta quarta-feira é ter 100 doadores, no mínimo.
Uma equipe do Hemocentro de Lages desloca-se nesta manhã a Urupema para coletar sangue. Faz isso confiante em que mais uma vez aquela comunidade responderá positivamente ao apelo que está sendo feito a ela para que contribua, mais uma vez, com a saúde de seus semelhantes, comparecendo para fazer a doação.
A renovação do estoque de sangue tornou-se ainda mais necessária em conseqüência do número de acidentes em rodovias da região, porque Lages é um pólo regional onde há condições de prestar melhor assistência médico hospitalar.
"O estoque fica deficitário porque muitos dos receptores do sangue são de fora de Lages e seus familiares nem sempre podem vir fazer doação", explica Carmen Ramos Muniz.
A coordenadora do Programa de Captação de Sangue do Hemosc Regional considera esta a época mais crítica, por causa dos acidente e da saída de férias, que reduz a participação de doadores espontâneos.
As coletas externas, feitas uma vez por mês, têm obtido resultados. A próxima coleta externa ainda não está programada, mas será em município da Serra Catarinense. Outro recurso que está sendo usado é o apelo às empresas para participarem do "Empresa Solidária".
Fonte: Correio Lageano - 13-02-2008