O sistema de saúde passa a contar com o primeiro curso de Pós-Graduação em Residência Médica do município. A ação é uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Saúde e da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), com participação do Ministério da Educação e apoio dos hospitais Nossa Senhora dos Prazeres, Geral e Maternidade Tereza Ramos e Infantil Seara do Bem.
O início oficial do curso, intitulado de Medicina Familiar e Comunidade, ocorreu ontem, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Uniplac, com a apresentação dos cinco primeiros alunos, que nos próximos dois anos, vão estar integrados ao projeto. Dos aprovados, três vão atuar no posto de Saúde do bairro Santa Helena e dois na unidade do Tributo.
De acordo com a coordernadora do curso de Residência Médica, Paola Schweitzer Arantes, ao todo, 13 candidatos se inscreveram para esta primeira turma de residentes em Lages. "A cada ano vamos selecionar cinco novos profissionais para participarem do curso", explica Paola, lembrando que o mesmo é destinado a médicos já formados.
Além da atuação direta junto à comunidade, que ocorre através do Programa Saúde da Família, os residentes vão passar por aulas teóricas dentro da Uniplac e, práticas, nos hospitais da cidade. "Em todo o curso eles serão acompanhados por especialistas", garante a coordenadora.
Paola conta que o próximo processo seletivo vai começar no segundo semestre deste ano, com as aulas ocorrendo a partir de fevereiro do ano seguinte. "O curso têm a duração de dois anos e a escolha de quem vai participar passa por uma seleção pública", esclarece a coordenadora. Dos cinco primeiros aprovados, dois são gaúchos, uma paulista, uma capixaba e uma lageana.
Para o secretário municipal de Saúde, Heron Anderson de Souza, a população lageana será quem mais vai ganhar com a implantação da residência médica. "A cada ano teremos cinco novos médicos integrados e atendendo a população", revela o secretário, destacando que para a próxima turma já estão sendo mapeados os novos Postos de Saúde a serem atendidos.
Já para o reitor da Uniplac, Gilberto Sá, este é apenas o primeiro de uma série de cursos de pós-graduação que a Uniplac pretende implantar na área de Saúde. "A Uniplac se destaca com este cursos e outras residências virão".
Entre os aprovados a expectativa é altamente positiva. "Trabalhar com a medicina preventiva como vamos fazer aqui é uma tendência da saúde para o futuro", analisa Anderson Stevenes, oriundo da cidade gaúcha de Lajeado.
Fonte: Correio Lageano - 08-02-2008