Dirigentes do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina reuniram-se no dia 19/10 com os acadêmicos da última fase de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), de Lages, e participaram de reunião com o corpo clínico do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP). Este deliberou pela continuidade das atividades até o dia 18 de janeiro, diante do comprometimento da Secretaria de Estado da Saúde com o repasse, até o fim do ano, dos recursos financeiros anteriormente acordados. Representando o SIMESC estiveram o presidente Cyro Soncini, a diretora de informática, Anamar Brancher, o advogado Ângelo Kniss e os diretores regionais, Fernando Luiz Pagliosa e Edson Hollas Subtil.
Encontro Uniplac
À reunião na Uniplac, compareceram cerca de 40 estudantes que receberam esclarecimentos sobre atividade sindical e os serviços oferecidos pelo SIMESC: Defensoria Médica 24 horas, Plantão de Diretoria, assessoria jurídica especializada, de comunicação, previdenciária e contábil – todos gratuitos aos médicos sindicalizados. Cyro Soncini lembrou que o contato com o Sindicato neste momento é, para os acadêmicos, uma oportunidade, e explicou a especificidade de cada entidade médica – ACM, SIMESC e CREMESC. Anamar Brancher destacou a atividade 'supra-política' do Sindicato, baseada fundamentalmente em política médica.
Em conversa com os formandos, o presidente comentou ainda a possibilidade real de criação, no próximo ano, da assessoria jurídica regionalizada, com advogados disponíveis fisicamente em até duas horas de qualquer município catarinense. Temas relacionados à Saúde e ao exercício da Medicina como a regulamentação da Emenda Constitucional 29, a carreira de Estado para o médico e a judicialização da Medicina, também foram discutidos. Respondendo aos questionamentos sobre contratação e remuneração, Anamar explicou que 'emprego público é concurso público'. Cyro Soncini encerrou enfatizando a necessidade de integração dos profissionais. “Se não lutarmos por nós, ninguém o fará.” A coordenadora do curso de Medicina da Uniplac, Maria Cristina Subtil, esteve presente ao encontro e agradeceu a presença do SIMESC.
Reunião HNSP
A assembleia do corpo clínico do HNSP, realizada na Associação Médica da Serra, no dia 19/10 à noite, teve a participação de cerca de 25 médicos do hospital, além da comitiva do sindicato e representação regional do CREMESC. O diretor clínico, Paulo César Duarte, comentou a situação atual do movimento por melhores condições de trabalho no HNSP, e o comprometimento da administração em realizar o pagamento referente a setembro, além do compromisso da Secretaria de Estado de Saúde em manter o acordo anteriormente firmado e o repasse dos respectivos recursos financeiros até o final do ano. Cyro Soncini confirmou as informações de Duarte. Em 2011, com a mudança de governo, nova negociação deverá ser realizada.
O advogado Ângelo Kniss sugeriu o relato das condições atuais do HNSP ao promotor público que leva o caso, além de agendamento de nova audiência com o juiz de Direito Sílvio Orsatto. Sobre o pedido de auditoria do hospital, Ângelo esclareceu que o mesmo ainda não foi analisado pelo magistrado. O diretor regional Fernando Pagliosa destacou a necessidade de manter 'vivo' o movimento e consolidar, antes do final do ano, uma proposta para apresentar ao novo governo do estado . Por decisão da assembleia, as atividades no HNSP serão mantidas de forma ininterrupta até o dia 18 de janeiro.
-
09069aabd1364319859e01b49c64826a.jpg
-
de22a42ddd454d078f6f681bc09a0738.jpg
-
a8327bc957bc4989a739278b3fc0bb0a.jpg
-
55a87a2dd506470f84f88cf6f2f5a5cb.jpg