#

SIMESC comemora os 28 anos de Fundação em grande estilo - Fotos disponíveis

Espetacular. Esta palavra resume a noite, do dia 05/09, que festejou os 28 anos de Fundação da instituição que luta em defesa da categoria médica, o Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), que na oportunidade lançou o seu Selo Comemorativo alusivo à data. Estiveram presentes mais de 200 convidados no evento.
O mestre de cerimônia da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Luiz Osnildo Martinelli Filho, abre a solenidade convidando as autoridades a compor a mesa, na ocasião o presidente Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), Dr. João Pedro Carreirão Neto, o primeiro vice-presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), representando o presidente Dr. Paulo Argollo, Dr. José Erivalder Guimarães de Oliveira, o presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CREMESC) e Coordenador do Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina (COSEMESC), Dr. Anastácio Kotzias Neto, o presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Dr. Genoir Simoni, o presidente do Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense, Dr. Gervani Bueno, o presidente da UNIMED Grande Florianópolis, Dr. Edevard José de Araújo, o presidente da UNICRED Florianópolis, representando também o presidente da UNICRED Central Dr. Euclides Reis Quaresma, Dr. Jorge Abi-Saab Neto.
Além destas autoridades estavam presentes também no aniversário, a vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), representando o presidente Paulo Argollo, Dra. Maria Rita de Assis Brasil, o vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal e o diretor de Relações Intersindicais, os Drs. Marcos Gutemberg Fialho da Costa e Jolmar Amorim Fernandes, respectivamente, representando o presidente Dr. César Galvão, o presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas, Dr. Wellington Galvão, o presidente do Sindicato Médico de São Paulo, Dr. Cid Célio Jayme Carvalhaes, o vice-presidente e o diretor social do Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (SIMERSUL), os Drs. Luiz Carlos S. Medina e Wilton Mendes, respectivamente, e, as Regionais do SIMESC.
Para abrilhantar ainda mais a festa os convidados contaram com a presença do ilustre presidente da Associação Profissional dos Médicos de Santa Catarina (APM/SC), em 1979, que também fez parte da mesa, Dr. Luiz Carlos Coral.
Finalizando a cerimônia ocorreu a Obliteração do Selo (o carimbo do selo) coordenado pelo diretor adjunto dos correios de Santa Catarina, Márcio Miranda Vieira da Rosa e realizado pelas quatro entidades médicas presentes.  Posteriormente, os convidados foram encaminhados ao espaço onde ocorreu o jantar dançante, animado pela Volare’s Bande, e os sorteios de prêmios.
Depois das comemorações é hora de trabalhar. Os médicos presentes reuniram-se, na manhã do dia seguinte, 06/09, na Reunião Extraordinária de Diretoria Plena, que iniciou com a leitura da Ata da reunião anterior, proferida pela segunda secretária do SIMESC, Dra. Zulma Sueli Carpes da Natividade, aprovada por unanimidade na ocasião. Na ordem do dia constou a Regulamentação da Assistência Jurídica e o Debate sobre a Jornada de Trabalho do Médico.
O presidente do SIMESC, Dr. João Pedro, trouxe para discussão um problema que necessitava da atenção de todos os diretores para uma possível solução: à falta de regulamentação quanto à assistência jurídica. Em seguida o assessor jurídico do Sindicato, Dr. Erial Lopes de Haro, apresentou a página e demonstrou o aplicativo, realizado pelo seu escritório, que está em processo de finalização. Com essa ferramenta a categoria poderá acompanhar, de seus próprios computadores, o andamento de processos, e também, as atividades desenvolvidas pela assessoria junto à entidade, como atendimentos e ações.
O advogado apresentou os artigos que constituem a Proposta de Resolução nº. XX/08, destinada ao funcionamento da assistência jurídica, tendo por objetivo esclarecer aos presentes os serviços prestados aos sindicalizados. Depois da exposição e dos questionamentos, o presidente do SIMESC, solicitou a votação para a aprovação da proposta original, que passará por um período experimental, e na próxima reunião, que já tem data marcada para 29 de novembro de 2008, no Hotel Praiatur, será analisado o resultado e concluído na oportunidade. Na votação foi aprovado o período experimental.
O segundo momento da reunião contou com a palestra do professor da Universidade Federal do Estado de Santa Catarina (UFSC), Ângelo Eduardo Kniss, sobre a Relação de Trabalho e a Atividade Médica. O palestrante indagou aos presentes por que a relação de trabalho da categoria é tão complicada. Tomou a liberdade de responder que um dos principais problemas está diretamente relacionado à Lei n. 3.999/61, que protege a categoria médica, que é bem antiga, atrasada. Outro são os plantões médicos. Explicou, sob a ótica das leis trabalhistas, sobre os contratos de trabalhos, horas trabalhadas e sobreaviso médico.
O almoço finalizou, com chave de ouro, o evento.


VEJA AS FOTOS DO EVENTO



Jornalista Simone Bastos
SC 02095-JP
SIMESC – Sindicato dos Médicos do Estado de SC
simone@simesc.org.br
(48) 3223-1060 / 9914-7929


Fonte: SIMESC - 08-09-2008


  •