#

- Recomendações SIMESC sobre o movimento de paralisação em São José

O Sindicato, interessado no melhor encaminhamento e desfecho do movimento de greve dos servidores públicos municipais de São José, presta esclarecimentos e recomendações à população e à categoria médica, envolvida ao não na paralisação das atividades.
Diante dos acontecimentos envolvendo os servidores públicos de São José e a administração municipal que levaram à paralisação das atividades, esclarecemos e recomendamos o seguinte:
- A greve é direito constitucional, fundamental, cabendo aos trabalhadores decidirem sobre seu livre exercício. O SIMESC é solidário ao movimento dos servidores públicos municipais de São José, compartilhando, inclusive, reivindicações semelhantes para seus representados;
- O movimento de paralisação não afeta somente a população, mas também os trabalhadores que livremente optaram em não exercer seu direito. É inegável reconhecer que a paralisação de funcionários de enfermagem, administração, segurança, limpeza e higienização, entre outros, reflete diretamente nas atividades desempenhadas pelos profissionais médicos nos postos de saúde e Programa de Saúde da Família, chegando a inviabilizá-las.
Por isso, o SIMESC como representante legal da categoria médica, recomenda a paralisação das atividades como medida de solidariedade aos demais servidores e, também, a fim de evitar prejuízos pessoais e confrontos diretos com a população que buscar atendimento nos postos de saúde do município.
Aproveitamos a oportunidade para informar que não é função dos postos de saúde e equipes do Programa de Saúde da Família realizar atendimentos de emergência e urgência. Assim, aqueles que necessitarem atenção dessa natureza, deverão procurar as emergências dos hospitais da região.
É conveniente esclarecer ainda que situações como a vivenciada, podem gerar conflitos de diversas ordens, que necessitam orientação especializada. Nestes momentos recomendamos aos médicos que não realizem ações ou se omitam sem a devida orientação. Lembramos que os médicos filiados dispõem da Defensoria Médica 24 horas, através do telefone (48) 9621-8625, onde poderão obter orientações jurídicas para situações urgentes. Da mesma forma, também contam com o Plantão de Diretoria através do telefone (48) 9621-8626, das 11 às 21 horas.
A Diretoria

 

 

 


  •