#

SIMESC apoia protesto contra corrupção

 

No dia 7 de setembro, data que se comemora a Independência do Brasil, está marcado em todo o país um protesto contra a corrupção. Em Santa Catarina a mobilização ocorre em pelo menos três cidades: Florianópolis, Joinville e Jaraguá do Sul.
 
A ideia surgiu nas redes sociais há um mês e deve atrair milhares de pessoas às ruas. Casos como a absolvição da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF) acusada de receber dinheiro para caixa dois, em 2006 serão citados. Além disso, o evento também vai apoiar a criação da CPI da Corrupção, pelo julgamento dos envolvidos no mensalão.
 
 O Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC) é favorável a ação. “Toda forma de protesto é válida, desde que tenha fundamento. A população precisa reagir e este protesto é um avanço. Os brasileiros não podem mais se conformar com a impunidade.”, afirma o presidente do SIMESC Cyro Soncini.
 
O protesto conta com o apoio do promotor do Ministério Público de Santa Catarina ,Affonso Ghizzo Neto, idealizador da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”. Segundo Neto o evento é uma forma da sociedade pedir um basta. “As mobilizações populares são o único caminho para começar a pressionar os políticos e as instituições. Várias mobilizações populares conseguiram mudar o rumo dos fatos na história”, explica.
 
Em Florianópolis a mobilização está marcada para as 14h no trapiche da Beira Mar Norte. Estudantes que lideram a organização levarão faixas e cartazes com os dizeres “Fora Corrupção”, em que as pessoas poderão pintar  a palavra "curtir", utilizada no Facebook.
 
Em Joinville, a mobilização está marcada para as 13h, em frente ao shopping Müller. No mesmo horário em Jaraguá do Sul, o protesto ocorre na Praça Ângelo Piazera, e a ideia é que as pessoas se vistam de preto e pintem os rostos de verde e amarelo.
 
 

  •