#

SIMESC apoia o Outubro Rosa

 Santa Catarina participa mais uma vez do Outubro Rosa, movimento mundial pela prevenção do câncer de mama. Marcado pela iluminação cor-de-rosa de prédios e monumentos. Na capital catarinense os prédios da Assembleia Legislativa, do Centro de Pesquisas Oncológicas, do Tribunal Regional do Trabalho, do Foro Cível, da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis e das três pontes que fazem a ligação ilha-continente assim como outros prédios públicos e monumentos receberão a cor da campanha. Em Blumenau uma caminhada promovida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer marca o movimento. Outras atividades estão previstas em várias cidades do Estado.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 aumentou em 10 vezes as taxas de incidência do câncer de mama e segundo a Sociedade Americana de Cancerologia, estima-se que haverá 16 milhões de novos casos por ano no mundo em 2020. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
“Quando a doença é diagnosticada no início, a chance de cura é de 90%. Por isso a importância desta campanha para incentivar as mulheres catarinenses a fazerem exames e se prevenirem”, afirma o ginecologista e obstetra e diretor de Comunicação e Imprensa do SIMESC, Renato Polli.
O SIMESC apoia a iniciativa do Outubro Rosa e convida os médicos catarinense a novamente incentivarem suas pacientes sobre a importância da prevenção. “Muito mais do que iluminar prédios públicos, usar lacinhos cor-de-rosa, precisamos estimular nossas pacientes a realizarem o exame e também a cobrarem das autoridades públicas cada vez mais agilidade na realização desses exames”, conclui Renato.


  •