#

Criador da Fundação Pró-Rim será homenageado pelo SIMESC

O médico José Aluisio Vieira, de Joinville, será homenageado pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), no dia 20 de abril, com o título de Sócio Vitalício. A honraria é prestada aos profissionais que completam 70 anos e que contribuíram por 10 anos seguidos ou 20 anos intercalados para a entidade.O evento será realizado no hotel Tannenhof, em Joinville.
Criador e presidente do Conselho Curador da Fundação Pró-Rim, o nefrologista nascido em Joinville, concluiu o curso de medicina em 1966, na Universidade do Paraná. É membro da Academia Catarinense de Medicina desde sua fundação (1999). José Aluisio Veira foi Presidente da Associação Brasileira de Diálise e Transplantes (ABCDT), em Brasília (2004/2008). Exerceu as funções de diretor clínico dos hospitais regional Hans Dieter Schmidt (1984/1985) e do municipal São José de Joinville, SC (1974/75).
Foi médico interno do Martland Hospital do New Jersey College of Medicine (1968/69) e residente em Medicina Interna e Nefrologia do Veterans Administration Hospital de New Orleans, Louisiana, USA (1969/73). Também foi médico do staff da Tulane University na mesma cidade no início da década de 70.
O médico tem ainda em seu currículo a criação da primeira unidade de hemodiálise e a primeira Unidade de Terapia Intensiva de Santa Catarina (1975). Também foi sob sua responsabilidade o primeiro transplante de rim do Estado (1978). Atualmente, sua equipe já realizou mais de 1.200 transplantes de rim em Joinville.
Casado com Sônia Maria Tavares Vieira, tem três filhos médicos: Cristóvão Francisco Vieira (nefrologista), Carlos Antônio Vieira (cirurgião) e Marcos Alexandre Vieira, que trabalha com o pai na Fundação Pró-Rim.


  •