#

Emoção em homenagem a Sócio Vitalício criador da Fundação Pró-Rim

O médico José Aluisio Vieira, o Dr Xuxo, de Joinville, foi homenageado pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), no dia 20 de abril, com o título de Sócio Vitalício. O evento marcou a conclusão do curso de Formação Sindical realizado com médicos da região.
“Foi mais uma homenagem que nos emocionou. Dr Xuxo tem uma história de vida e de compromisso com a medicina, com seus pacientes, com seus colaboradores da Pró-Rim, enfim, é um compromisso com a sociedade que nos deixa orgulhosos de sermos médicos”, conta a diretora de Assuntos Sociais e Culturais, Eliane Soncini.
Formado pela Universidade Federal do Paraná em 1966, Dr Xuxo é filho da professora Herondina Vieira e do torneiro mecânico José Vieira, a quem agradeceu pela formação profissional. “Eles trabalharam dia e noite para eu me tornar médico”, contou emocionado.
Sobre a homenagem do SIMESC, Dr Xuxo reforçou a importância do reconhecimento por uma entidade de classe. “Gostaria de voltar 30 anos e iniciar novamente a minha contribuição e colaborar novamente com o trabalho do Sindicato”, afirmou.
Criador e presidente do Conselho Curador da Fundação Pró-Rim, o nefrologista nascido em Joinville, Dr Xuxo ouviu durante a homenagem, depoimentos de amigos e parceiros de trabalho. “A Pró-Rim nasceu do inconformismo, de querer ajudar os pacientes. Hoje temos uma equipe de mais de 30 médicos em várias especialidades. Temos uma grande equipe e falo com muito orgulho que estamos juntos nessa empreitada há 32 anos”, contou o presidente da Fundação Pró-Rim, Hercílio Alexandre da Luz Filho.
O médico Murilo Ronald Capella, que na semana passada assumiu a direção do hospital infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, participou da homenagem e fez questão de ressaltar as qualidades do Dr Xuxo. “Somos amigos há mais de 40 anos. Ele tem três coisas que ninguém tira: determinação, empreendedorismo e liderança. É uma homenagem justa e de reconhecimento”, destacou.
O médico Marcos Alexandre Vieira, diretor clínico da Fundação Pró-Rim e filho do homenageado, lembrou que o pai sempre foi um bom conselheiro. “Ele sempre nos disse algo como não ir pelo caminho mais fácil só porque é mais fácil. Nunca vai ser mais fácil! Não é fácil perseverar. E isso ele nos ensinou. Nos ensinou a fazer o melhor. Essa vontade dele de vencer em tudo é que nos dá energia para continuar seguindo em frente”, destacou.
A presidente da Regional Joinville, Tanise Damas contou que chegou a Joinville há três anos e que desde então sempre ouviu falar muito bem do Dr Xuxo e da Fundação Pró-Rim. “Sabemos do trabalho muito bem conceituado e é uma honra saber que temos colegas de profissão que têm na dedicação a cartilha principal de seu trabalho”.
O ex-presidente da Regional Joinville do SIMESC, Hudson Carpes também prestigiou o evento. “Dr Xuxo criou um hospital que mantém um atendimento de qualidade e recebe uma homenagem que engrandece o Sindicato”, comentou.
“O que eu posso prometer depois de receber tanto carinho é continuar trabalhando bastante”, encerrou Dr Xuxo.
A honraria de Sócio Vitalício é prestada aos profissionais que completam 70 anos e que contribuíram por 10 anos seguidos ou 20 anos intercalados para a entidade. O evento será realizado no hotel Tannenhof, em Joinville.

Currículo do Dr. José Aluisio Vieira
Como Médico

Nasceu em Joinville em 23/10/1940. É médico nefrologista, formado pela Universidade do Paraná em 1966. Membro da Academia Catarinense de Medicina desde sua fundação em 1999. Criador, e Presidente do Conselho Curador da Fundação Pró-Rim com sede em Joinville, SC, desde 1987. Foi Presidente da Associação Brasileira de Diálise e Transplantes (ABCDT) com sede em Brasília (2004/2008). Já exerceu as funções de Diretor Clínico dos Hospitais Regional Hans Dieter Schmidt (1984/1985) e do Hospital Municipal São José de Joinville, SC (1974/75). Foi Médico Interno do Martland Hospital do New Jersey College of Medicine (1968/69) e Residente em Medicina Interna e Nefrologia do Veterans Administration Hospital de New Orleans, Louisiana, USA (1969/73). Foi também médico do Staff da Tulane University na mesma cidade no início da década de 70.
Criador da primeira Unidade de Hemodiálise e a Primeira Unidade de Terapia Intensiva de Santa Catarina (1975) e Coordenador do Primeiro Transplante de Rim do Estado (1978). Sua equipe já realizou mais de 1.200 transplantes de rim em Joinville.
Como Músico
Aprendeu a tocar piano dos seis aos quatorze anos de idade, mas não se dedicou a música até aos 50 anos de idade. Viveu em New Orleans, USA por quatro anos no início da década de 70, onde adquiriu o gosto pelo jazz. Lá assistiu grandes nomes da musica americana entre eles o flautista Peter Fountain e o trompetista All Hir. Viveu na atmosfera do French Quarter e adorava ir no Preservetion Hall para assistir os velhos negros tocar e cantar blues e souls.
Mas foi somente depois de sua estabilidade profissional e financeira que foi procurar um “hobby”e dedicou-se inteiramente ao aprendizado do saxofone.
Pedro Lessa foi seu professor inicialmente e depois se integrou aos músicos da cidade.
O violonista Toquinho Guedes foi seu grande incentivador e professor de música.
Perdeu o medo de tocar em público e começou a se apresentar em festas entre amigos. Seu irmão José Carlos incentivou-o a gravar uma faixa em um CD de Natal chamado “Natal Para Sempre” no ano de 1998. Interpretou em ritmo de Jazz com
arranjos do instrumentista Jediel Araújo “Natal das Crianças”. Gostou e fez dois outros CDs. Um com músicas internacionais “Por Uma Causa Nobre” e outro com músicas brasileiras “Brasil Solidário” ambos em benefício da Fundação Pró-Rim.
Vendeu mais de 20 mil cópias.
Começou a tocar em bares e incentivado pelo empresário e músico José Mello. Também toca de quando em vez no Mercado Municipal onde se reúnem os músicos
de Joinville. Em 2003 apresentou-se para o grande público em Show no Centreventos de Joinville que precedeu a apresentação de Jeff Keller, o canto americano de o
Fantasma da Ópera.
Em 2005 criou a banda “Pedra no Rim” para promover a Fundação Pró-Rim que preside. No mesmo ano gravou um DVD o “New Orleans Show” com músicas nacionais e internacionais. Faz da música sua paixão.
Como Desportista
Na juventude jogava basquete no infanto juvenil do Cruzeiro do Sul, clube localizado na rua Itajaí, esquina com Jerônimo Coelho.Em 2000 foi candidato a Vice Presidente do Conselho Deliberativo do Joinville Esporte Clube, passando depois a Presidente em 2000 e 2001. Naqueles anos o Joinville Esporte Clube foi Bi-Campeão Catarinense.
Gosta de futebol e não perde jogos do JEC. É também torcedor do Vasco da Gama do Rio de Janeiro, time que aprendeu a gostar em sua infância. Com 72 anos, só bate uma bolinha quando o time da Fundação Pró-Rim joga.
Como cidadão solidário
Ingressou no Lions em 1974. Primeiro no Lions Clube Joinville Centro que se reunia no Sociedade Harmonia Lyra no qual foi presidente. Depois, frequentou o Lions Clube Cidade de Joinville.Fez muitos amigos e participou de inúmeras campanhas de solidariedade.
Participou da Convenção Internacional em Indianápolis, Minnesota, USA, onde tomou posse como Governador do Distrito L 10 (1993/1994). Comandou a campanha de Lions Internacional denominada Sight First, a visão em primeiro lugar, que tratava de reduzir a cegueira reversível no mundo. No nordeste de Santa Catarina foi realizada por três anos consecutivos a campanha de combate a catarata. Anualmente a campanha de alimentos por ocasião do Natal e no inverno a de roupas para os menos favorecidos. Continua leão, embora afastado das atividades.
A Família
É filho de Herondina da Silva Vieira e José Vieira. Tem como irmãos o dentista Djalma Mário Vieira, o deputado federal José Carlos Vieira e o engenheiro civil José Antonio Vieira falecido. Casado com Sônia Maria Tavares Vieira de São Francisco
do Sul em 15/06/1968. É, pai de três médicos, Cristóvão Francisco Vieira, nefrologista e Carlos Antonio Vieira, cirurgião, ambos exercendo a profissão em Indianópolis, USA e Marcos Alexandre Vieira, que trabalha com o pai na Fundação Pró-Rim. Sua mãe, a professora Herondina nasceu em Barra Velha, SC e radicou-se em Joinville ainda quando criança conquistando o prêmio de Cidadã Benemérita da cidade pelos seus trabalhos como educadora em diversas instituições de educação do Estado. Seu pai, trabalhou como torneiro mecânico na Fábrica de Máquinas Raimann, onde hoje se localiza o Shopping Americana Avenida Getúlio Vargas em Joinville. Por suas atividades como trabalhador recebeu o prêmio instituído pelo Sesi, Operário Padrão da Cidade. É uriundo portanto de uma família cuja a vocação é servir.
Tem seis netos Octavio Augusto (19) Laura (12) e Victoria (11) filhas de Cristóvão. Caroline (13) e Angelina (6) filhas de Carlos e Joaquim (7) filho de Marcos.


  • 2729a6961e6c400f903749e847ea30ed.jpg
    2729a6961e6c400f903749e847ea30ed.jpg
  • e3b491c37c1148e7a39e2a45efdc9169.jpg
    e3b491c37c1148e7a39e2a45efdc9169.jpg
  • 46deae4ca2c34a43ac7ee1497e6725df.jpg
    46deae4ca2c34a43ac7ee1497e6725df.jpg
  • eb065bf9b4594f67b51d63ac16249fe8.jpg
    eb065bf9b4594f67b51d63ac16249fe8.jpg
  •