Considerando os termos do Projeto Telessaúde e a Deliberação da CIB nº 126/07 de 04/10/07, são detalhadas as orientações para a inscrição dos municípios no processo de seleção.
A inclusão no projeto habilitará o município receber os equipamentos de informática necessários para a sua conexão com a internet, via Rede Catarinense de Telemedicina, e participar das atividades de educação à distância e à “segunda opinião formativa”, além de outros produtos que venham a ser disponibilizados na rede.
Nesta primeira fase, serão escolhidos 100 municípios. O município deve atender os seguintes critérios do Processo de Seleção, com informações completas no link abaixo.
Os interessados devem enviar o Formulário de Compromisso com as demais informações solicitadas para o seguinte endereço:
Secretaria de Estado da Saúde
Gerência de Atenção Básica
A/C Pio Santos
Rua Esteves Junior, 390 4º andar
CEP 88015 530 Centro - Florianópolis/C
O prazo final para receber as inscrições expira em 15/02/2008.
Dúvidas quanto ao processo de seleção podem ser dirigidas para a Gerência de Atenção Básica (gerep@saude.sc.gov.br) ou pelo telefone 48 32121695 (Pio Santos), Lisete Contin, tel 3212 1688 ou para o Cosems (cosemsassessoria@saude.sc.gov.br) ou pelo telefone 48 32212242.
O Projeto de Pesquisa é resultante da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina e objetiva o desenvolvimento, refinamento, implantação (piloto) e normatização de métodos e tecnologias de Tele-educação e Tele-assistência com foco na atenção básica à saúde. A coordenação técnica está sendo exercida pelo Prof. Aldo von Wangenheim, coordenador do grupo Cyclops/LabTelemed - Laboratório de Telemedicina do Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago - HU/UFSC. O Projeto busca ajustar o disposto na Portaria nº 35 de 04/01/02007 do Ministro de Estado da Saúde com os encaminhamentos que já estavam sendo realizados dentro do Projeto de Telemática e Telemedicina, desenvolvido também pela UFSC e a SES com apoio técnico e financeiro do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Panamericana de Saúde (OPAS).
Este projeto piloto se divide em quatro grandes módulos, que serão executados de forma integrada, os quais definem os objetivos:
- Estruturação do Núcleo de Saúde e Telessaúde SES/UFSC/HU;
- Implantação em Regime Experimental e Validação de um “Programa de Formação Continuada de Profissionais em Unidades de Saúde” abrangendo os profissionais das unidades básicas de saúde, priorizando os da Estratégia Saúde da Família;
- Criar uma ambiente com conectividade à Internet para as equipes da Estratégia Saúde da Família;
- Integração dos Serviços de Atenção Básica à Saúde dos municípios e com os do SAMU.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina - SIMESC - 14-01-2008