29-01-2008 - A Secretaria de Saúde no Carnaval

Durante as 05 noites de Carnaval, a equipe de Redução de Danos (RD) de Florianópolis estará no Centro da Capital acessando os foliões que circulam na Praça da Alfândega, na Av. Hercílio Luz, na Praça XV e os Blocos que desfilam pelo Centro, com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância de se prevenir das DST/Aids. Serão disponibilizados preservativos e materiais informativos sobre cuidados com a saúde. Outra ação da equipe de Redução de Danos será dar ênfase aos riscos de acidentes, agressões e diminuição do auto-cuidado (inclusive nas relações sexuais) provocados pelo abuso de álcool e outras drogas, que tendem a aumentar nesta época. A fim de chamar a atenção para esta questão, serão realizados testes de bafômetro entre os foliões, utilizando a curiosidade sobre o procedimento para estimular a reflexão sobre o uso destas substâncias.
Os Centros de Saúde da Capital também estão mobilizados para as ações de prevenção na semana do Carnaval. Além da disponibilização de preservativos e material informativo, estarão programando atividades com a comunidade, abordando principalmente os riscos de relações sexuais desprotegidas e abuso de drogas.
Interessante observar que, no Carnaval de 2007, idosos, mulheres e adolescentes do sexo feminino solicitavam preservativos sem se intimidarem, diferente do que costumava acontecer. Antes, estes grupos só aceitavam o insumo se fossem abordados diretamente. Isso mostra uma importante mudança de comportamento da população em relação ao uso de preservativo, resultado das políticas de prevenção.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde - 29-01-2008


  •