Até o final deste mês a Policlínica Municipal Centro passa a oferecer consultas especializadas em oftalmologia. Isto é o que prevê o Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria de Saúde da capital e a Secretaria de Estado da Saúde vai possibilitar que médicos residentes atendam naquela unidade do município. Para isto o paciente terá que passar primeiro pela triagem em um dos Centros de Saúde de Florianópolis.
Até o final do ano passado cerca de quatro mil pessoas aguardavam por atendimento nesta área. Todos os médicos residentes serão supervisionados por um oftalmologista contratado pela Secretaria Municipal de Saúde. Os casos identificados como cirúrgicos serão encaminhados ao Hospital Celso Ramos. Sempre que houver necessidade serão realizados mutirões para acelerar a fila de espera.
O acordo prevê que este procedimento não poderá acarretar prejuízos aos demais municípios. A Secretaria de Saúde da capital vai contratar, ainda, um especialista em glaucoma para atuar como cirurgião desta especialidade dentro daquele hospital, atendendo apenas os paciente encaminhados pela Policlínica Municipal Centro.O secretário de Saúde da capital, João Cândido da Silva, faz questão de lembrar que os pacientes já cadastrados terão prioridades no atendimento, conforme a ordem de inscrição.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde - 12-02-2008