#

Dia 6 de junho: Luta contra queimaduras

O Dia Nacional de Luta contra as Queimaduras, celebrado em 6 de junho, a Sociedade Brasileira de Queimaduras faz um alerta aos pais e responsáveis por crianças pequenas, pois elas representam 2/3 das vítimas deste tipo de acidente no Brasil. Segundo estimativas da SBQ, 1 milhão de pessoas sofrem queimaduras a cada ano no país, apesar de as situações em que as queimaduras ocorrem serem previsíveis e evitáveis. “As crianças na maioria das vezes se queimam em casa, em especial na cozinha e no pátio, e quase sempre na presença de um adulto que não está atento aos riscos daquela situação”, explica a pediatra Maria Cristina Serra, presidente da SBQ.
Para que as próprias crianças desenvolvam uma noção sobre o perigo, a Sociedade Brasileira de Queimaduras, com apoio da Mauricio de Sousa Produções e patrocínio da Unicred Brasil, reeditou um gibi da Turma da Mônica em que todas as tirinhas destacam os riscos de queimaduras. Com distribuição gratuita e dirigida a escolas de Ensino Fundamental e unidades de saúde, os quadrinhos destacam, em 20 páginas, os maiores vilões das queimaduras, que são as panelas com líquido escaldante, as fogueiras, as tomadas elétricas e o álcool líquido – que normalmente é armazenado ao alcance das crianças, juntamente com produtos de limpeza não-inflamáveis.
Neste sentido, uma das principais bandeiras da SBQ nos últimos anos foi a restrição da venda do álcool líquido. O clamor se espalhou “feito fogo”, ganhando o reforço de inúmeras instituições de defesa das crianças e do consumidor, que comemoraram este ano um grande avanço para a prevenção de queimaduras. A decisão judicial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em favor da RDC 46/2002 da Anvisa, garantiu a suspensão da fabricação, distribuição e comercialização do álcool líquido com graduação maior que 54°GL, equivalente a 46,3º INPM. Publicada no Diário Oficial da União de 25 de fevereiro de 2013, a medida reverte uma decisão favorável à Associação Brasileira dos Produtores e Envasadores de Álcool (Abraspea), que há 10 anos inviabilizava a aplicação da Norma da Anvisa.
Outra conquista recente, também com participação da Sociedade Brasileira de Queimaduras, foi a aprovação de um projeto de lei quebeneficia as vítimas de queimaduras graves com acompanhamento contínuo e gratuito. Com autoria do parlamentar catarinense Dado Cherem (PSDB/SC), o PL 161.6/12 foi proposto por iniciativa da SBQ, e no momento depende apenas do veto do Governador Raimundo Colombo para vigorar em Santa Catarina. “Queremos assegurar às vítimas de queimaduras graves uma assistência integral especializada, que inclua não apenas o atendimento de urgência, mas também as cirurgias plásticas reparadoras, a reabilitação física e psicológica, transporte público gratuito e direito à vaga de estacionamento para pessoas portadoras de deficiências”, defende o deputado estadual que, como Secretário de Estado da Saúde entre 2003 e 2009, já havia lançado duas grandes campanhas de prevenção às queimaduras.
Para o cirurgião plástico Dilmar Leonardi, ex-presidente da SBQ, o Projeto de Lei catarinense é um modelo a ser seguido nos demais estados do país, pois representa uma chance efetiva de reinserção social dos queimados. “Não é mais possível que eles continuem sendo duplamente vítimas: na hora do acidente e depois, pela exclusão laboral e social. É um dever do poder público garantir a esses pacientes a capacidade de uma recuperação plena e a expectativa de uma vida melhor, e o deputado Dado Cherem merece o nosso reconhecimento por dar o primeiro passo nesse sentido”, enfatiza o especialista. “Hoje não há políticas públicas para promover a inserção social das vítimas de queimaduras, as quais carregam para sempre o trauma psicológico e as marcas no corpo, e como se não bastasse, costumam ficar em condições de desigualdade no mercado de trabalho”, justifica o deputado estadual pelo PSDB-SC.

A Sociedade Brasileira de Queimaduras, a fim de mobilizar mais educadores, profissionais de saúde e líderes comunitários na divulgação do Dia de Luta contra as Queimaduras, celebrado em 6 de junho, está disponibilizando a arte de cartazes com foco na prevenção de acidentes. O conteúdo é para livre impressão e distribuição. Participe! Divulgue no seu trabalho, na sua comunidade ou via redes sociais, e ajude a disseminar alguns cuidados essenciais para passar a vida longe das queimaduras.

 


  •