Hospital Regional de São José comemora 21 anos como referência na região

O Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, completa 21 anos na segunda-feira, 25 de fevereiro. Referência estadual em diversas especialidades médicas, o Regional recebe pacientes de todas as regiões de Santa Catarina. Para aprimorar constantemente a qualidade do atendimento, a instituição está ampliando a Emergência, para adequar a estrutura física à crescente demanda, e este ano também será reformada a sala de Nutrição Parenteral, em parceria com o Governo do Estado e a Associação dos Amigos do Hospital Regional (AAMHOR).
Em obras desde janeiro, a Emergência está sendo ampliada para tornar a Emergência Geral independente da Emergência de Cardiologia, agilizando assim o atendimento. Esta é a primeira grande reforma do espaço desde a inauguração da instituição. Quando a obra for concluída, a recepção das duas emergências será única, mas o atendimento será diferenciado. Haverá uma área específica para casos cardíacos, administrada pelo Instituto de Cardiologia, e outra para problemas clínicos, cirúrgicos e ortopédicos, pertencente ao Regional. “Isso vai melhorar a qualidade do atendimento, deixar a população mais satisfeita e, conseqüentemente, melhorar as relações entre os profissionais e os pacientes”, avalia o diretor-geral, Jorge Coelho.
Em 21 anos, o Regional realizou 3.393.468 atendimentos na Emergência. Atualmente, o hospital possui 334 leitos. Diariamente, fornece 2 mil refeições e lava 1.300 quilos de roupas. Para isso, conta com a colaboração de 1.189 profissionais. A instituição oferece atendimento em 30 especialidades médicas, sendo referência em ortopedia e traumatologia, oftalmologia, neonatologia e UTI neonatal, UTI geral, cirurgia bariátrica e emergência geral e pediátrica. O Regional também possui residência médica, uma série de comissões e programas, como o de internação domiciliar, que oferece atendimento a portadores de doenças infecto-contagiosas.
O nome do hospital foi uma homenagem ao dermatologista Homero de Miranda Gomes, que trabalhou, a partir da década de 1940, no Hospital Colônia Santa Tereza, na época especializado no tratamento de hanseníase. O médico atuou ainda como tenente médico da reserva da Aeronáutica durante a Segunda Guerra Mundial. Na política, exerceu os cargos de prefeito de São José e de deputado estadual. Logo após a inauguração, em 1987, o Hospital Regional Homero de Miranda Gomes ativou 36 leitos da maternidade. Em seguida, a unidade abriu o Centro Cirúrgico, com três salas destinadas ao atendimento de ginecologia e obstetrícia.
Em dezembro do mesmo ano, a instituição inaugurou a emergência geral. Em 1988, foram inaugurados a UTI, com quatro leitos, o ambulatório geral e as unidades de clínicas médica e cirúrgica. Em 2004 a maternidade foi ampliada, com a ativação da sala de recuperação pós-parto, que proporciona um ambiente mais tranqüilo e acolhedor para as mamães, os recém-nascidos e os acompanhantes. Logo depois o Banco de Leite foi readequado e novos equipamentos foram adquiridos para a maternidade onde já nasceram mais de 80 mil crianças.

Números do Hospital Regional em 21 anos:
Nascimentos – 82.716 / Internações na Maternidade – 118.085
Cirurgias – 119.384
Internações – 235.215
Radiografias – 1.178.651 / Tomografias – 32.830 / Ultra-sonografias – 56.849
Exames laboratoriais – 3.465.514
Consultas ambulatoriais – 797.428
Atendimentos emergenciais – 3.393.468

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de SC - 22-02-2008


  •