#

Declaração de Imposto de Renda começa ser entregue nesta quinta-feira

A partir do dia 1º de março até o dia 30 de abril, os contribuintes que durante o ano de 2011, tiveram rendimentos brutos tributáveis superiores a R$ 23.499,15 ou rendimentos não-tributáveis, tributados exclusivamente na fonte e isentos, acima de R$ 40 mil são obrigados a fazer a declaração de imposto de renda.

Os médicos filiados ao Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC) contam gratuitamente com o auxílio da Assessoria Contábil para este serviço. Para isso, precisam comparecer à sede do SIMESC com documentos listados abaixo. Os de fora da capital, podem encaminhar os documentos pelos Correios.

O atendimento da Contabilidade é realizado às segundas-feiras das 13 às 16h e nas terças e quintas das 16h às 19h. Caso haja incompatibilidade de horários basta entrar em contato com o SIMESC para agendar atendimento.  

De acordo com a contadora Katiane Moro Silva é importante que o profissional não deixe para providenciar a declaração na última hora. “Se o médico demorar para entregar a documentação corre o risco de ter problema com algum documento e não ter tempo hábil para resolver isso, além de outros imprevistos”, explica.

Documentos necessários
1. Cópia da última declaração entregue em 2011, ano-calendário 2010.

2. Informes financeiros (salário, previdência privada, bancário, aluguel, lucros e dividendos, INSS etc)

3. Contratos, informes e demais informações sobre empréstimos, financiamentos e consórcios

4. Recibos e notas referentes às despesas com saúde e instrução

5. Comprovantes das demais despesas e doações realizadas no período a serem informadas (advogado, aluguel, engenheiro, arquitetos, administração de imóveis, doações etc)

6. Dados dos dependentes (nome, CPF, data de nascimento)

7. Darfs de carnê-leão pagos

8. Dados relativos às transações de aquisição de novos bens

9. Dados relativos às transações de venda ou alienação de bens já declarados

 

  


  •