A greve dos trabalhadores do transporte coletivo de Florianópolis não impediu que os médicos da prefeitura da capital realizassem nessa terça-feira o primeiro dos três dias de paralisação das atividades programadas para essa semana. Reforço no atendimento da UPA sul e panfletagem nos semáforos próximo ao shopping Iguatemi, na Trindade, marcaram o movimento que segue com mais de 90% de adesão dos profissionais. O atendimento segue normal nas UPAs norte e sul.
A mobilização, que segue na quarta e quinta-feira é para pressionar o trabalho da comissão instituída pela prefeitura para elaborar o projeto de lei que quando votado pelos vereadores e divulgado em diário oficial suspenderá o desconto ilegal na gratificação do Programa de Saúde da Família.
A comissão tem reunião nesta quarta-feira à tarde e de acordo com o secretário Geral do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), César Ferraresi, é esperado que o trabalho esteja bem avançado para que na quinta-feira os médicos possam definir em assembleia o futuro do movimento.
“Nossa ideia é que essa situação seja superada o mais rápido possível para que a prefeitura posas ter condições de manter os médicos na rede municipal e assim, ampliar a capacidade de atendimento à população”, avalia.
Atividades
Na quarta-feira (30/05), os médicos estarão concentrados no posto de saúde de Coqueiros para panfletagem e conversa com os pacientes. À tarde, realizam mobilização em frente à secretaria municipal de Administração, onde às 15h inicia a reunião da comissão que elabora o projeto de lei que suspenderá o desconto na gratificação do PSF.
Na quinta-feira (31/05), a partir das 8h30, os médicos irão ao Hemosc de Florianópolis para realizar doação de sangue. A partir das 14h, os profissionais participam de assembleia geral no hotel Floph, quando avaliam e confirmam o encaminhamento do movimento.
Gripe A
Os médicos alertam à população de Florianópolis que somente as consultas não estão sendo realizadas nos postos de saúde. Os demais procedimentos estão sendo realizados normalmente, como por exemplo, a vacinação, incluindo a campanha de vacinação contra a Gripe A.
-
d83590587cc1463fb9744e00d42cd885.jpg
-
8248bb92a53846a4817fe3c67dc5b20a.jpg
-
43391fbb15704f538e95f2cb540f4eb5.jpg