#

Alerta epidemiológico para a Cepa Rara de Escherichia coli

 No dia 22 de maio de 2011, a Alemanha informou à Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o aumento de número de casos de Síndrome Hemolítica Urêmica (SHU) e diarréia sanguinolenta, causada pela bactéria Escherichia coli, produtora da toxina “shiga”.

Desde a segunda semana de maio, mais de 30 casos suspeitos de SHU foram relatados, advindos, principalmente, do norte do país (Hamburgo). Segundo informações disponíveis no site da OMS, divulgadas em 3/6/2011, 12 países notificaram casos de Síndrome Hemolítica Urêmica e Escherichia coli entero-hemorrágica (EHEC). 

De acordo com a OMS, todas essas pessoas, exceto duas, são residentes da região, estiveram lá ou tiveram contato com visitantes da área afetada. Até o momento, foram registrados 17 óbitos somente na Alemanha e uma morte na Suécia causados por esta cepa rara da bactéria Escherichia coli 0104:H4, já isolada em humanos antes, mas nunca registrada em surtos de EHEC.

Sabe-se que esta bactéria, geralmente, encontra-se em vegetais crus e produtos de origem animal in natura. Há, também, a possibilidade de transmissão pessoa-a-pessoa.

Síndrome hemolítica urêmica (SHU): “É uma doença grave que se caracteriza por insuficiência renal aguda (uremia), anemia hemolítica e diminuição do número de plaquetas (trombocitopenia).

Calcula-se que cerca de 10% dos pacientes infectados por EHEC podem desenvolver SHU, cuja mortalidade tem diminuído nos últimos anos, e com o tratamento adequado, pode ficar entre 3 e 5%. Os principais sintomas da doença são cólicas abdominais e diarréia, que pode ser sanguinolenta. Também podem ocorrer febre e vômitos”.

Na situação epidemiológica atual é fundamental observar o vínculo epidemiológico com deslocamento para área com casos. O período de incubação habitual é, em média, de três dias (3-8 dias), com recuperação, nos casos de boa evolução, em geral em até 10 dias.

ALERTA PARA AS SECRETARIAS MUNICIPAIS E SERVIÇOS DE SAÚDE

O Brasil não apresenta, até o momento, nenhum caso suspeito de Síndrome Hemolítica Urêmica (SHU). No entanto, de acordo com a situação epidemiológica atual, a Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), orienta as medidas a serem adotadas frente a um possível caso suspeito de Síndrome Hemolítica Urêmica (SHU), conforme segue:

a) Definição de Caso suspeito:
Toda pessoa com quadro diarréico agudo sanguinolento e que tenha história de visita à Alemanha nos últimos 30 dias (mês de maio) ou que seja comunicante de um caso suspeito que tenha estado naquele país neste mesmo período;

b) Fazer a notificação do caso suspeito de forma imediata, por telefone, de maneira que as providências, em relação à investigação, possam ser iniciadas o mais rápido possível,
para: CIEVS/Unidade de Resposta Rápida/DIVE/SES - Telefone: (48) 3221-8452 / 3221-8453 / 3221-8431 - Sobreaviso DIVE: (48) 9105-5450 - E-mail: notificaurr@saude.sc.gov.br

c) Coletar amostra de fezes do caso suspeito com swab anal ou fecal, encaminhando imediatamente para o LACEN/SC;
d) O tratamento com antibióticos ou o uso de antidiarréicos está CONTRAINDICADO, pois pode agravar o quadro clínico do paciente. O tratamento recomendado restringe-se à hidratação e medidas de suporte necessárias;

e) Não há nenhuma recomendação de restrição de viagem à Alemanha, desde que as precauções sobre boas práticas de higiene e manipulação de alimentos sejam seguidas;

f) As medidas para a prevenção da infecção pela EHEC são as referentes ao consumo de alimentos, que devem sempre ser preparados seguindo-se as cinco chaves de inocuidade dos alimentos, preconizadas pela OMS, a saber:

I. Utilizar água e alimentos seguros (água potável e alimentos bem lavados);
II. Manter a limpeza (durante o preparo dos alimentos);
III. Separar alimentos crus dos cozidos (durante o preparo);
IV. Cozinhar completamente os alimentos (a 70º C);
V. Manter os alimentos em temperaturas seguras.

Para maiores informações poderão ser acessados os sites abaixo:
www.saude.gov.br/svs / http://www.who.int

fonte: Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde


  • c4cf78dc7fb14a4fb3158a8b02ab7eab.jpg
    c4cf78dc7fb14a4fb3158a8b02ab7eab.jpg
  • a5b4e412d8a5440eab133e5796b971a7.jpg
    a5b4e412d8a5440eab133e5796b971a7.jpg
  •