#

São Francisco do Sul: SIMESC e MP buscam alternativas para reabertura do hospital de Caridade

A reabertura do hospital de Caridade de São Francisco do Sul foi o foco da audiência entre representantes do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC) e o promotor da 2ª Promotoria de São Francisco do Sul, Cristian Richard Stahelin de Oliveira, nesta terça-feira (29/11). O Sindicato apresentou ao promotor as preocupações com a falta de atendimento da unidade, fechada há 40 dias.

De acordo com o assessor jurídico do SIMESC, Rodrigo Machado Leal, o promotor de Justiça concordou com os apontamentos dos médicos e se comprometeu a intervir na reabertura do hospital - o único na cidade capacitado para atendimentos de média complexidade, inclusive partos. Como a secretaria municipal de Saúde informou que não pretende voltar a administrar a unidade, o Ministério Público sugeriu que se busque uma organização que gerencie o hospital. Em contrapartida a prefeitura do município continuaria liberando verbas para a manutenção da unidade. “O SIMESC está fazendo contatos com organizações para verificar se tem interesse de administrar o hospital, mas a situação da unidade é complicada, pois acumula muitas dívidas e tem ações contra”, afirma o advogado
O presidente da Regional Joinville do SIMESC, Hudson Carpes, que também participou da reunião, explica que apenas a maternidade seria reaberta e os casos mais graves seriam encaminhados para municípios vizinhos, como ocorre atualmente. “Para gente não importa como vai se chegar a uma solução O que pleiteamos é por garantir atendimento à população de São Francisco do Sul. No que depender do Sindicato os moradores não ficarão sem atendimento”, garante.
A prefeitura afirma ter fechado o hospital de Caridade por causa de irregularidades na administração e garante que o novo hospital estará pronto em março de 2012, porém não estará funcionando em toda sua plenitude.
 
 
 

  •