#

Caçador: comunicado à população

 COMUNICADO À POPULAÇÃO
Para exercer a Medicina com honra e dignidade, o médico necessita ter boas condições de trabalho compatíveis com o exercício ético-profissional da Medicina.
A classe médica caçadorense preocupada em melhorar os padrões dos serviços médicos em todos os níveis de atenção à saúde e também em assumir sua responsabilidade em relação à saúde pública, à educação sanitária e à legislação pertinente à área, comunica sua preocupação com a falta de recursos humanos nos postos de saúde, no pronto-atendimento do hospital Jonas Ramos e no pronto socorro do Hospital Maicé que se agravará ainda mais com as férias coletivas dos médicos concursados da Prefeitura Municipal de Caçador e com o término de contrato de outros colegas, já pré-determinado para 31 de dezembro do corrente ano.
Ao médico, socialmente compromissado com a vida cidadã, cabe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Medicina, bem como, pelo prestígio e bom conceito da profissão.
No entanto, o cenário atualmente caracterizado pela falta de materiais, de condições técnicas, de efetivas políticas profícuas ao bom exercício da medicina, ao que se associa o número reduzido de profissionais da área, é desfavorável ao bom cumprimento do atendimento das necessidades dos serviços de saúde. Isso, não só pode resultar em desconfortos para os pacientes, como também frustação dos profissionais que diuturnamente exercem o seu ofício de salvar vidas e promover a saúde da população em geral.
O fato é que as condições de trabalho, ora instaladas, para o atendimento à população, apontam para a necessidade de mudanças urgentes e profundas na organização do trabalho médico e das políticas de saúde como um todo.
O Sindicato Médico, preocupado com esta realidade, alerta a todos para que se encontrem os melhores encaminhamentos, com a máxima brevidade que a situação exige, de forma a se garantir a oferta dos melhores serviços de saúde.
Por oportuno, coloca-se à disposição das autoridades e comunidade caçadorense para o que couber.
Este documento foi elaborado em reunião extraordinária da diretoria regional do SIMESC em conjunto com os médicos às 20horas do dia 19/11/2012, no Hospital Maicé.

Dra. Maria Lúcia Bertoncini
Presidente Regional do SIMESC

 


  •