Confira a galeria de fotos deste evento AQUI
O SIMESC inaugurou sábado (06/08), a segunda sede no interior do Estado. Depois de Blumenau, o SIMESC tem também agora a Regional de Lages. “E o próximo passo será em Chapecó”, confirmou o presidente do Sindicato, Cyro Soncini.
“Desde que cheguei a Lages, há 23 anos, estou envolvido com a ação sindical. Hoje temos uma outra realidade. Quando falávamos em luta sindical, em aumentar salários, em garantir direitos, os médicos viam isso como coisa de comunista. Achavam que para o médico bastava ter um belo consultório para construir um grande patrimônio. O momento agora é diferente. Lutamos diariamente para garantir melhores salários e condições de trabalho”, afirma o presidente da Regional de Lages Fernando Luiz Pagliosa.
O tesoureiro da Regional de Lages, Edson Hollas Subtil afirma que a sede física era uma das metas da diretoria do SIMESC. “Com a sede a gente tem mais estrutura para aumentar o número de filiados e consequentemente, unir forças para defender o trabalho médico”, declara.
Para o secretário da Regional de Lages, Laércio Dall’Azen, a inauguração da Regional de Lages “confirma a importância dos profissionais da região e um incremento às lutas de amadurecimento e conscientização de alguns colegas em relação à regularização das situações de trabalho. Muitos ainda têm aquela imagem de que o médico é rico, que ganha muito. Hoje estão todos correndo atrás de um emprego e muitos médicos trabalham sem contrato de trabalho conforme prevê a legislação do país. A sede propiciará que estejamos mais empenhados em buscar os direitos da categoria médica e por consequência, poderemos garantir melhor atendimento aos pacientes da rede pública de saúde”, afirma.
Atuação ampliada
Localizado no sétimo andar do Shopping Gemini, no centro, o SIMESC de Lages atenderá aos mais de 400 médicos da região. Nos próximos dias será implantado na cidade o Jurídico Regional, situação que beneficiará as ações da Assessoria Jurídica.
“Em Lages não inauguramos somente uma sede. Teremos aqui um advogado presente assim como já temos em Joinville, Blumenau e Xanxerê, com o Jurídico Regional. A sede é um passo à frente e que será muito bem usada pela categoria. O mais importante é o que se fez e o que culminou nessa sede”, garante o presidente do SIMESC, Cyro Soncini.
Judicialização da medicina
O juiz Sílvio Orsatto, representante do Comitê Estadual no Âmbito do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde compareceu à inauguração. O magistrado comentou sobre a importância da ampliação das atividades do SIMESC e lembrou que o judiciário carece de uma aproximação com a classe médica. “O judiciário há muitos anos termina por concluir e de forma inadequada, muitos processos justamente por não termos essa aproximação institucional”, disse ele ao se referir à judicialização da medicina.
Orsatto também confirmou que a instalação da Câmara Técnica Médica (Cateme), que auxiliará o judiciário nos processos relacionados à área médica recebeu aceno positivo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que o pagamento da Cateme seja realizado pelo Estado. “A judicialização excessiva de algumas questões é ruim. Por outro lado não podemos perder a perspectiva de que a judicialização na busca dos direitos e das garantias do cidadão e das respectivas classes é fundamental. É um grande avanço”, explica.
Marcelo Malinverni Appel, da Associação Médica da Serra, Paulo César Duarte Júnior, diretor clínico do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e médicos da região serrana também estiveram na inauguração da nova sede do SIMESC. Além de Blumenau e Lages, Chapecó, Joinville, Videira e Joaçaba estão nos planos para as futuras sedes regionais do Sindicato.
A sede Regional do SIMESC em Lages fica localizada à rua João Castro, 68 sala 702, Centro - no Shopping Gemini. O Horário de atendimento é de segunda à sexta-feira das 13 às 19h com a secretária Aline de Oliveira.
-
7e36095a07bb4803adf369675d106c20.jpg
-
14ffff1c0aa84694a28a172fd582d3bd.jpg
-
f6bf5242e88b4cf591b55a62f33223da.jpg
-
de033f3dc68e4b9f8ce6928450b2b76c.jpg
-
98f3cfffd4f3463c8537119391f876eb.jpg