O modelo pelo qual os médicos do SAMU estão sendo contratados pela Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), nova gerenciadora do serviço, levou o corpo clínico do SAMU de Joinville a acionar o Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina para uma reunião na quinta-feira (26/07). Médicos de outras regiões do Estado também municiaram o SIMESC de informações e levantaram propostas de encaminhamento.
Embora a contratação adotada pela SPDM seja com base na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o que garante benefícios trabalhistas aos profissionais, os médicos estão insatisfeitos com algumas situações, principalmente com a redução da remuneração, e por isso solicitaram uma orientação do Sindicato.
No encontro os médicos apresentaram as reivindicações que foram dispostas em ofício SIMESC/regional protocolado no SAMU de Joinville no dia 27/07. Entre elas: pagamento no valor de R$ 122,66 a hora trabalhada, o que corresponde ao salário base de R$ 5887,68 (12 horas semanais ou 48 horas mês) acrescido de vale alimentação; que os contratos a serem firmados sigam os parâmetros previstos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho); que o período de experiência porventura exigido seja limitado a 45 (quarenta e cinco) dias; que a acomodação dos horários de trabalho se dê após entendimento com os médicos contratados; que seja possível exercer carga horária adicional fracionada; que seja possível flexionar o modo de cumprir as tarefas estabelecidas, inclusive nas trocas de plantão.
“Com o novo modelo adotado os médicos serão contratados de acordo com o regime CLT e isso é um grande avanço, mas a categoria precisa ter seu trabalho valorizado e o sindicato está à disposição para lutar por isso”, afirma o presidente do SIMESC, Cyro Soncini.
Além de Cyro Soncini, participaram da reunião os diretores executivos Gilberto da Veiga (diretor de assuntos jurídicos), Lilian Viscarra Mottana (diretora de formação sindical e sócio econômica), Franz Willy Nietsche Cruz (diretor de previdências e seguros), os assessores jurídicos Rodrigo Machado Leal e Felipe Rosa Ramos. Os diretores regionais Tanise Balvedi Damas (presidente), Suzana Maria Menezes de Almeida (secretária), Rodrigo Haritsch (diretor regional de apoio ao graduando) também estavam presentes.
Reunião com SPDM - Florianópolis
Na sexta-feira (27/07) dirigentes do SIMESC e assessoria jurídica participaram de uma reunião com os gestores do SAMU em Santa Catarina. Em pauta a reivindicações dos médicos do serviço. Na próxima semana um ofício será encaminhado pelo SIMESC aos gestores com as solicitações dos médicos. Mais informações no decorrer da semana pelo site www.simesc.org.br
-
d3d1cf15cabc4e9d84d7783ac8795dc6.jpg
-
6690b5f85bc94a81b4f6b1f08cbd0215.jpg
-
b9b9b3275c25413284b173295559dc95.jpg