#

Blumenau: candidatos participam de debate e se comprometem com a saúde

Galeria de fotos 
Durou quase três horas o debate com os quatro candidatos à prefeitura de Blumenau promovido pelo Sindicato dos Médicos de Santa Catarina – Regional Blumenau e Associação Catarinense de Medicina – Vice-presidência Distrital Vale do Itajaí, realizado na quarta-feira (12/09), no hotel Viena Park.
Mediado pelo jornalista Paulo César da Silva, coordenador de jornalismo da rádio Nereu Ramos e rádio Clube, o debate teve a participação de lideranças médicas, médicos, estudantes de medicina e da imprensa.
“Foi uma noite produtiva em que pudemos avaliar as propostas e o que pensam os candidatos postulantes ao principal cargo da cidade de Blumenau nestas eleições em relação à saúde no que diz respeito não só aos médicos, mas a todos os profissionais da saúde. Vale lembrar que saúde não se faz com a construção de hospitais mas sim com a contratação, boa remuneração e valorização de recursos humanos”, avalia o vice-presidente do SIMESC, César Ferraresi.
Bloco a bloco
O debate foi elaborado em parceria com a assessoria dos candidatos Ana Paula Lima ( coligação: Blumenau quem ama cuida), Jean Kuhlmann (coligação: Blumenau quer seguir em frente), Napoleão Bernardes (coligação: Blumenau quer mais) e Osni Valfredo Wagner (coligação: Frente de esquerda) e foi dividido em cinco blocos. No primeiro bloco os candidatos tiveram a oportunidade de se apresentar. No segundo e terceiro blocos tiveram a oportunidade de responder a perguntas previamente elaboradas por representantes médicos, médicos e estudantes de medicina. Foi no quarto bloco que os candidatos puderam fazer questionamentos uns aos outros. “Pensamos que nesse momento pudéssemos ter algum tipo de situação embaraçosa mas o bom nível do debate nos deixou muito satisfeitos. Ficamos no campo das propostas e isso nos deixa muito satisfeitos porque os candidatos puderam conhecer mais da realidade da saúde de Blumenau”, avalia o presidente da Regional Blumenau do SIMESC, Ronaldo Della Giustina.
Algumas propostas
O tesoureiro da Regional Blumenau do SIMESC e vice-presidente Distrital Vale do Itajaí da ACM, Carlos Roberto Seara Filho conta que o debate foi gravado como forma de documentar os assuntos de saúde abordados pelos candidatos. “Agora temos documentadas as propostas dos quatro candidatos e poderemos num futuro muito breve, antes de cobrar, quem sabe lembrá-lo de alguns compromissos assumidos com a saúde de nossa cidade”, diz.
Por ordem alfabética, algumas citações dos candidatos à prefeitura de Blumenau:
Ana Paula Lima (coligação: Blumenau quem ama cuida): Acredito no Sistema Único de Saúde (SUS). Sou uma defensora da saúde publica. Como deputada estadual tenho investido minhas ações na área da saúde e tenho trazido recursos para o hospital Santo Antônio e para o Santo Isabel. Na minha administração a prioridade será a saúde. É o desejo da comunidade em todas as pesquisas. Para governar a cidade e tornar Blumenau uma cidade saudável preciso da parceria dos médicos para dar melhor saúde à população porque o sistema precisa ser melhorado.
Jean Kuhlmann (coligação: Blumenau quer seguir em frente): Temos uma grande responsabilidade em planejar uma cidade que queremos para deixar para nossos filhos e para a população. E o prefeito além da grande responsabilidade de planejar a cidade, tem a responsabilidade de planejar o serviço público para os nossos cidadãos. O prefeito tem a responsabilidade de fazer com que a saúde seja a melhor para toda a população de Blumenau. Nos últimos anos muito foi investido na saúde da cidade e nossa proposta é ampliar os serviços.
Napoleão Bernardes (coligação: Blumenau quer mais): A concepção que tenho de saúde é de que ela é um completo estado de bem estar físico mental e social. Portanto, nesse contexto, a promoção da qualidade de vida em todos os seus níveis para fortalecer essa noção contemporânea de saúde é o comprometimento da nossa candidatura. Um governo deve existir como um instrumento para promover a dignidade e o exercício da vida. Vamos assesgurar em nosso governo os recursos necessários para esse financiamento, com aplicação eficiente desses recursos para termos mais alcance às pessoas.
Osni Valfredo Wagner (coligação: Frente de esquerda): Estamos abertos para aprender. Tenho compromisso com os trabalhadores e a ação social e saúde são prioridade. Não podemos deixar muitas situações da forma como estão. Temos que trabalhar com a prevenção e isso é um desafio grande, porque temos saúde, habitação, trabalho, situações que precisam ser construídas com aprofundamento do debate com a sociedade.


  •