O SIMESC realizou nos dias 17 e 18 de maio, o segundo curso de Formação Sindical Médica de 2013. No hotel Himmelblau, em Blumenau, estiveram reunidos diretores executivos, diretores regionais, assessores, médicos da região e acadêmicos de medicina da Furb.
O curso, dividido em três módulos, teve como ponto alto os debates principalmente sobre os temas mais recentes relacionados à profissão, como a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil sem a realização do Revalida.
“A polêmica está criada, com as frentes favoráveis e contrárias a essa situação que nos parece politiqueira. As entidades médicas posicionam-se contra a importação de profissionais sem o Revalida e durante o evento observamos que todos seguem o nosso discurso”, comenta o presidente do SIMESC, Cyro Soncini.
A participação representativa de acadêmicos de medicina foi outro ponto positivo do evento. “A proposta desses encontros é incentivar a formação e consciência sindical e também esclarecer dúvidas sobre as ações do SIMESC. E com a participação dos alunos, observamos que estamos conseguindo criar essa consciência coletiva de que somente unidos em associação sindical poderemos continuar sendo os legítimos representantes da categoria”, esclareceu o vice-presidente do Sindicato, César Ferraresi.
Atividades
Na sexta-feira à noite, sob a coordenação do vice-presidente César Ferraresi, os participantes conheceram a história do sindicalismo no Brasil e sobre o sindicalismo médico no Brasil. No módulo dois, com a apresentação do Tesoureiro Geral, Vânio Lisboa, foram apresentadas a estrutura, as assessorias, os serviços e ações da entidade.
Os assessores Erial Lopes de Haro (Jurídico), Lucila Cardoso (Previdenciária) e Carla Cavalheiro (Comunicação e Imprensa) apresentaram as principais ações e trabalhos realizados em prol dos médicos catarinenses.
No sábado, o panorama do trabalho médico foi o foco do trabalho do módulo três. Os diretores César Ferraresi, Vânio Lisboa, Eliane Soncini (Assuntos Sociais e Culturais), Dimitri Dimatos (Apoio ao Pós-Graduando) e o assessor Erial de Haro conduziram os temas: SUS (financiamento), Terceiro Setor na Saúde, Saúde Suplementar, Ensino Médico, Carreira de Estado, Mercado de Trabalho (Revalida), Provab, Residência Médica e Regulamentação da Profissão (Lei do Ato Médico).
Participaram do evento dirigentes regionais Blumenau, Balneário Camboriú, Brusque, Mafra, Médio Vale e Rio do Sul. O próximo curso de Formação Sindical Médica será em Joaçaba, nos dias 14 e 15 de junho.
O evento em Blumenau encerrou com a homenagem ao Sócio Vitalício Antônio Carlos Paes Loureiro.
-
66eab4cbfc664ef8a8268f4e82c9fd9b.jpg
-
dd21eb52b9ba4a52967fec2ff31c9788.jpg
-
241bd2cbb4b14d678c7fc1c1862ca81c.jpg
-
e3bd2ed1ecc04767ac327454cfb3cab2.jpg