O SIMESC realizou nos dias 2 e 3 de agosto o quarto curso de Formação Sindical Médica de 2013. O evento ocorreu no hotel Bertaso, em Chapecó e reuniu diretores executivos, diretores regionais, assessores, médicos da região e acadêmicos de medicina.
Temas de interesse da área médica como as mediadas anunciadas pelo governo federal para a saúde foram amplamente debatidos no encontro que teve a coordenação do vice-presidente César Ferraresi e da diretora de Formação Sindical e Sócio-Econômica, Lilian Viscara.
Primeiro dia
Na sexta- feira (02/08) os participantes conheceram a história do sindicalismo no Brasil e os primeiros movimentos sindicais. O sindicalismo médico no Brasil também foi abordado. ” Atualmente não vemos as categorias unidas em busca de uma causa, mas essas imagens do passado nos servem de exemplo para refletirmos e avaliarmos nossas ações nos dias de hoje”, afirmou César Ferraresi.
No módulo dois, o diretor de Comunicação e Imprensa do SIMESC, Renato Polli, apresentou a estrutura da entidade, as assessorias, os serviços e ações do Sindicato. Em seguida após mensagem do presidente Cyro Soncini sobre as ações do Sindicato nos últimos meses, a assessora de imprensa do Sindicato Camila Spolti Pereira apresentou as principais atividades da diretoria de Comunicação e Imprensa. O assessor jurídico Erial Lopes de Haro explanou sobre as atividades do jurídico. A assessora previdenciária Lucila Cardoso e a contadora Katiane Moro Silva também palestraram sobre suas atividades e esclareceram dúvidas.
Sócios Vitalícios
No final do primeiro dia de curso os médicos Arno Heep e Juan Garcie Reyes receberam o titulo de Sócio Vitalício. A honraria é concedida aos profissionais que completam 70 anos e que tenham contribuído com a entidade médica por 10 anos seguidos ou 20 anos com alguma interrupção. Leia mais AQUI
Sábado
No sábado (03/08), o panorama do trabalho médico foi o foco do trabalho do módulo três. Os diretores César Ferraresi (vice-presidente) Lilian Viscara (Formação Sindical e Sócio-Econômica), Dimitri Dimatos (Apoio ao Pós-Graduando), Renato Polli (Comunicação e Imprensa) e o assessor Erial Lopes de Haro conduziram os temas: SUS (financiamento), Terceiro Setor na Saúde, Saúde Suplementar, Ensino Médico, Carreira de Estado, Mercado de Trabalho (Revalida), Residência Médica e Regulamentação da Profissão (Lei do Ato Médico).
“Consideramos esses cursos importantes para podemos afinar o discurso entre diretoria executiva e regionais. A presença dos acadêmicos também e muito importante, tendo em vista eu o interesse no sindicalismo pode ser despertado desde já “, avalia a presidente Regional Chapecó, Ana Beatriz Sengik Saez.
-
201ae77fe13042b18572aad16697a469.jpg
-
7168fe854c5c483ba877e856419c5aa3.jpg
-
e68f73681f7b4f8aa6236813840b52ae.jpg
-
aeba8c188b6c47469ac41f77957851c9.jpg