A programação da semana do médico organizada pelo COSEMESC iniciou com um exemplo de empreendedorismo social e dedicação à medicina. O nefrologista José Aluísio Vieira, o Dr. Xuxo, ministrou a palestra “Empreendedorismo Social na Medicina” na sede da ACM, em Florianópolis, na segunda-feira.
Aluísio foi um dos criadores da Fundação Pró-Rim em 1987, em Joinville. No evento ele explicou passo a passo como conseguiu realizar o sonho de transformar a necessidade de fazer o bem ao próximo em realidade. Segundo ele, para implantar em Joinville um pouco do modelo do complexo de saúde que ele conheceu em New Orleans (EUA), foi necessário muito trabalho.
“Tínhamos que ir em busca de recursos financeiros e para isso a gente vendia raspadinhas, fazia sorteio de carro, vendia CDs e contava com a contribuição de voluntários. Foi a forma encontrada de manter a fundação, tendo em vista que a maioria dos pacientes eram carentes”, afirma o médico.
Com empenho a fundação Pró-Rim ganhou destaque e durante estes 25 anos de existência conquistou unidades em Santa Catarina, Tocantins e parcerias em outros estados. As unidades dispõem de serviços de atendimento ambulatorial, transplantes, hemodiálise, diálise peritoneal e realizamos alguns procedimentos cirúrgicos. A fundação também atua nas áreas de ensino, pesquisa e prevenção. “A Pró-Rim é a líder em transplantes renais em Santa Catarina e fico muito honrado em fazer parte disso e estar contribuindo para salvar vidas”, declarou Aluísio.
Um dos pontos que mais orgulha o médico é a valorização dos profissionais que lá trabalham. O nível dos servidores com curso superior saltou de 22% em 2008 para mais de 30% em quatro anos. “O Guia Você S/A elegeu a Fundação Pró-Rim, pela quinta vez consecutiva, como uma das 150 melhores empresas para trabalhar no país. Isso é um motivo de honra pra gente. Se o funcionário se sente bem no trabalho os pacientes também irão ganhar com isso”.
Os sonhos do médico não param por aí. Ele pretende ver concluído o Complexo Hospitalar Vida da Fundação. O empreendimento de alta complexidade será construído em Joinville, com estrutura em quatro módulos: hospital, centro de especialidades, centro comercial e de serviços e estacionamento para 600 carros. “O céu é o limite. Nunca pense pequeno”, concluiu o médico.
-
e87f21318c134289a595f59053356d0a.jpg
-
540b3685af6b4305b59ca7995308261a.jpg
-
1e27e8117cd046cb8c82cd80ecae5674.jpg