#

Boletim do Residente nº 31: Os desafios da nova diretoria da ACMR

Foto: João Henrique, Juliana Fernandes, Mariana Lunardi e Douglas Barbosa (foto: Rubens Flôres)

O médico residente do quarto ano de cirurgia de cabeça e pescoço, do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), João Henrique Cunha Villela, assumiu em março de 2017 a presidência da Associação Catarinense dos Médicos Residentes (ACMR). Ele substituiu Douglas Barbosa, que permanece na Associação como tesoureiro, além de integrar a diretoria do sindicato dos médicos, regional Joinville.

João fala sobre os principais desafios dos médicos residentes:

1- Quais os objetivos da diretoria?

Nossa meta é ampliar a participação dos médicos residentes na ACMR e aproximar os programas do interior do Estado, por meio de eficientes canais de comunicação. Nosso intuito é solidificar o papel do médico residente nas instituições hospitalares de ensino e na estrutura da saúde catarinense.

2 – Como você avalia o cenário da residência médica no momento atual?

A crise econômica em que o Brasil e Santa Catarina se encontram vem refletindo na saúde catarinense com restrições financeiras aos hospitais, que enfrentam problemas estruturais, falta de materiais e funcionários, afetando negativamente os programas de residência médica e a formação dos médicos residentes. Isto culmina com restrições à já deficitária rede de saúde pública estadual, com redução da efetividade no atendimento à população.

3 - Como avalia o Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab)?

Temos uma visão bastante crítica do programa, que não dispõe de vagas a todos que as pleiteiam, e da substancial vantagem no somatório das notas nas provas de residência aos que o concluem, resultando em uma concorrência desigual entre os que disputam as vagas nos programas de residência médica.

4 – Algo que queira destacar?

Os programas de residência médica fornecem um mútuo benefício entre instituição hospitalar e médicos residentes, pelo constante estímulo à atualização dos médicos preceptores e equipe multidisciplinar, pela ampliação da cobertura de atendimentos à população, bem como a formação de médicos especialistas qualificados e capacitados. A ACMR luta pela saúde de qualidade à população catarinense e pela boa formação acadêmica.

 

Diretoria ACMR 2017

Presidente: João Henrique Cunha Villela (Cepon - Florianópolis)

Vice-presidente: Mariana dos Santos Lunardi (Hospital Governador Celso Ramos - Florianópolis)

Tesoureiro: Douglas Muniz Barbosa (Hospital Hans Dieter Schmidt - Joinville)

1º Secretário: Guilherme Valdir Baldo Segunda (Hospital Governador Celso Ramos - Florianópolis)

2ª Secretária: Juliana Corvo Fernandes (Hospital Nereu Ramos - Florianópolis)

 


  •