#

Boletim do Acadêmico 18: Saiba como funcionam as entidades médicas em SC

O que o Sindicato, a Associação e o Conselho fazem pelos médicos e pela sociedade? Quais são suas atribuições e diferenças?

O Boletim do Acadêmico  responde estes questionamentos e faz um alerta: A falta de informação pode fazer com que o médico tenha dificuldades em buscar a entidade mais adequada para atender a sua demanda.

Para que seu precioso tempo não seja desperdiçado procurando auxílio no local errado, fique atento ao resumo abaixo:

Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC)

É o representante legal da categoria médica, conforme o artigo 8º da Constituição Federal. Entre suas atividades está defender os interesses médicos, buscar melhor remuneração e condições dignas de trabalho.

Em Santa Catarina a entidade conta com 19 diretores executivos, seis conselheiros fiscais e 75 diretores regionais. Todos são médicos, filiados, inscritos no Conselho Regional de Medicina e eleitos a cada três anos.

Os filiados ao SIMESC também têm direito aos serviços de assessoria jurídica, previdenciária e contábil, além de acesso a serviços de empresas parceiras.

Os médicos recém- formados, após registro no Conselho, tornam-se automaticamente filiados ao Sindicato e podem usufruir dos serviços da entidade
gratuitamente por 90 dias. Após este período, recebem o boleto para
pagamento e decidirem se mantém a  filiação.

Nacionalmente os médicos filiados ao SIMESC são representados pela Federação Médica Brasileira (FMB) integrada por 16 Sindicatos em todas as regiões do país. 
 

Mais informações no site AQUI.

Associação Catarinense de Medicina (ACM)

Promove o desenvolvimento científico e sociocultural. Tem a função de auxiliar os profissionais com atividades que agreguem valor aos seus currículos, como cursos, palestras, congressos e demais eventos científicos. A associação do médico é opcional. No âmbito nacional esta atividade é desenvolvida pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Mais informações no site AQUI.

Conselho Regional de Medicina (CRM-SC)

Regulamenta e fiscaliza a prática médica, de forma a garantir saúde de qualidade à sociedade.  Suas funções são: regulamentadoras, com a formulação de resoluções e pareceres; fiscalizadoras das condições de trabalho médico em instituições de saúde; judicantes, no recebimento de denúncias e apuração dos casos e abertura de sindicâncias e processos ético-profissionais; cartoriais, com o registro dos profissionais e empresas;  ações educacionais com estímulo à educação continuada e políticas para a promoção da saúde.

Todo médico que deseja trabalhar no Brasil precisa registrar-se no Conselho Regional de Medicina de seu Estado de atuação, exceto os intercambistas que não revalidaram seus diplomas e atuam no programa Mais Médicos. Os CRMs estão ligados ao Conselho Federal de Medicina (CFM).

Mais informações no site AQUI.

Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC)

Em Santa Catarina as entidades médicas decidiram unir as forças e criaram o COSEMESC com o objetivo de atuar em prol da categoria. Há 21 anos as entidades em conjunto atuam visando garantir os direitos dos médicos e da população.

O COSEMESC serviu de modelo para que outras entidades no país promovessem esta mesma integração. Em Santa Catarina, formam o Conselho além do SIMESC, a ACM, o CRM, o Sindicato dos Médicos da Região Sul (SIMERSUL) e a Academia de Medicina de Santa Catarina (ACAMESC).

“O bom desempenho dessas entidades é fundamental para o fortalecimento da categoria e para a saúde da população. A participação dos médicos e estudantes de medicina nessas instituições  é indispensável para o crescimento dacategoria. Por este motivo incentivamos desde cedo o envolvimento dos acadêmicos em atividades com as instituições médicas”, avalia o diretor de Apoio ao Graduando em Medicina, Oscar Cardoso Dimatos.


O Simesc apoia o médico desde a sua formação!


  •