#

1ª Jornada Brusquense de Gestão em Saúde reúne 200 participantes

Temas que estão diretamente ligados à gestão em saúde foram amplamente discutidos por profissionais de diversas instituições convidadas a palestrar na 1ª Jornada Brusquense de Gestão em Saúde. O evento ocorreu no sábado, 2, em Brusque, e teve como assuntos a segurança do paciente, gestão de custos e de carreira, judicialização, ética em saúde e no ambiente profissional, marca pessoal, entre outros.

A abertura do evento contou com a participação de representantes do Hospital Israelita Albert Einstein, que em 2018 inicia a residência médica em Brusque; Associação Catarinense de Medicina (ACM); Sindicato dos Médicos de Santa Catarina; Associação Brusquense de Medicina (ABM); reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy;  diretor-administrativo do Hospital Azambuja, Padre Nélio Roberto Schwanke, e várias outras autoridades que prestigiaram a cerimônia. Representando o Simesc estavam o diretor de Relações Intersindicais, Fabrízio Prazeres Liberato e presidente e secretário regionais Laércio Cadore e Charles Machado.

O administrador do Hospital Azambuja, Fabiano Amorim lembrou, em seu discurso que discutir gestão é uma necessidade para quem atua na área ou vai atuar. “É uma antiga reivindicação dos nossos profissionais, que entendem a importância de capacitação, pois os resultados deste conhecimento vão tornar cada vez melhor a saúde e a qualidade de vida das pessoas”.

Após a abertura, o evento iniciou falando do futuro e as novas perceptivas para a saúde. Segundo o palestrante, Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio, do Hospital Israelita Albert Einstein, é importante que o profissional fique atento às mudanças de todas as tecnologias que estão ao redor.

“Principalmente na nanotecnologia, nas novidades relacionadas à biotecnologia, que lidam com células e moléculas, no que estamos vendo na área de computadores e de transformação digital e o que vai acontecer na área de avanço da mente humana, de aumento de capacidade do cérebro humano”, disse.

Ele destacou ainda as mudanças na educação que envolvem toda a área médica e a necessidade de ouvir mais o paciente, para atendê-lo cada vez melhor.

Ainda segundo o palestrante, é fundamental que o profissional se adapte às mudanças para garantir o seu lugar no mercado de trabalho. “Talvez essas mudanças tecnológicas tragam mais gente para a área de saúde e mais cursos e a demanda por nossos serviços aumente, e apareçam outras especialidades que ainda não existem e os médicos precisem se atualizar para ocupar estas vagas que estarão disponíveis’, concluiu.

Ao todo, cerca de 200 pessoas se inscreveram para a jornada, que contou ainda com estudantes e profissionais da área médica, direito, contabilidade, entre outros. Para o reitor da Unifebe, entidade patrocinadora do evento, a área da saúde precisa se unir e evoluir, para que se possa formar profissionais que atendam a realidade da área de abrangência. “As instituições educacionais tem um grande papel neste processo, que é formar profissionais atualizados e comprometidos”, declarou.

Segundo o presidente da comissão organizadora da Jornada Brusquense de Gestão em Saúde, Gustavo Gumz Correia, a troca de experiências foi um dos destaques do evento, superando as expectativas.

Para Charles Machado secretario do Simesc Regional Brusque e diretor clinico do Hospital de Azambuja o evento foi um sucesso. “ Todas as palestras foram de altíssimo nível e as discussões realizadas depois das palestras tiveram um grande engajamento tanto por parte da comissão organizadora quanto do público presente. O Sindicato teve papel fundamental na realização deste evento tanto com recursos financeiros como nossa diretoria participando diretamente na comissão organizadora desta Jornada , não esquecendo das parcerias com as entidades”, acrescentou.

Fonte: O Município


  •