Por: Camila Spolti Pereira, jornalista da Assessoria de Comunicação e Imprensa do SIMESC (foto: Rubens Flôres)
A área da saúde é ainda uma das principais pautas para jornalistas em todos os veículos de comunicação, e os médicos são a principal fonte de informação. Mas para ser este porta voz da informação, há algumas regras a serem seguidas como forma de evitar que o médico faça de sua profissão uma atividade panfletária durante uma entrevista. Para isso, o médico precisa estar bem orientado.
Jornalistas especializados em assessoria de imprensa na área médica têm um diferencial, que é a habilidade de orientar o médico para entrevistas e também orientar o entrevistador sobre as restrições impostas pela regulamentação médica, evitando dessa maneira, que o médico seja induzido a divulgar o número de seu telefone, por exemplo, o que contraria as orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Mas até chegar na entrevista, há um trabalho de planejamento para incluir a pauta em foco.
E o que é a pauta?
Vamos à prática: a pauta pode ser uma nova clínica, um novo consultório, a mudança de endereço, a chegada de mais profissionais ao corpo clínico, um novo equipamento, exames diferenciados, premiações dos profissionais, temas que estiverem em alta na mídia no momento. Toda a rotina do médico, de seu consultório ou clínica podem ser pauta para a imprensa, basta que ela gere curiosidade, seja novidade e principalmente, tenha relevância.
Definida a pauta, a assessoria de imprensa estabelece com o cliente em quais veículos de comunicação ele pode estar presente e em que níveis: local, estadual, regional e nacional. Para cada um dos veículos é feito um tipo de abordagem e conforme a situação, um texto diferenciado sobre o mesmo assunto!
O contato é feito separadamente com os jornalistas nos veículos definidos e depois é enviado o material para melhor avaliação do profissional de comunicação.
Enviada a pauta e acertada a publicação, são utilizadas ferramentas de monitoramento de notícias - plataformas que se encarregam de reunir o que foi veiculado em rádios, televisões, jornais e internete, diariamente ou, conforme a demanda, a cada hora. Essas informações são inseridas em uma plataforma de gerenciamento de comunicação, que gera o Relatório de Clipagem, quando é informado ao cliente o resultado de seu investimento em assessoria de imprensa, bem como, todas as atividades realizadas para que a pauta virasse notícia.
É um trabalho árduo, principalmente o de follow up, que é a conversa individualizada com os jornalistas. Mas o resultado compensa porque o médico estará contribuindo com informação relevante à sociedade sem que esteja confrontando o Código de Ética Médica.
Assim como na medicina, a área da comunicação está cada vez mais segmentada e especializada. Lembre-se que estar associado a bons profissionais deve ser conduta para todas as profissões e serviços a serem contratados.
Saiba mais sobre o serviço de assessoria de imprensa entrando em contato pelo E-mail: imprensa@simesc.org.br