#

Cosemesc realiza primeira reunião de trabalho de 2019

Representantes do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) e Associação Catarinense de Medicina (ACM), participaram nesta terça-feira (29/01), na sede do Sindicato, da primeira reunião do ano do Conselho Superior das Entidades Médicas (Cosemesc). O principal ponto de pauta foi a decisão do governo do Estado em investir menos em saúde em 2019.
 
Preocupados com o corte de R$ 642 milhões na área, os dirigentes decidiram que uma carta e spot de rádio, assinados pelas entidades, serão veiculados nos próximos dias, como forma de pressionar as autoridades. No dia 18 de janeiro o governo pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que com urgência julgue a liminar que suspende a emenda à Constituição Estadual 72/16, que prevê o mínimo de 15% da receita líquida do Estado para a Saúde.
 
No encontro também foram discutidas atividades a serem realizadas pelo Cosemesc durante o semestre em busca de melhorias para a saúde e médicos.
 
A próxima reunião do Cosemesc está agendada para o dia 26 de fevereiro, às 19h, na sede da ACM.
 
Participaram da reunião: Cyro Soncini (presidente SIMESC), Leopoldo Back (vice-presidente SIMESC), Roman Leon Gieburowski Junior (secretário geral SIMESC), Ademar José de Oliveira Paes Junior (presidente da ACM), Rodrigo Barreto (secretário geral ACM), Ernani Lande de S. Thiago (diretor de comunicação ACM), Marcelo Neves Linhares (presidente CRM-SC) e Daniel Knabben Ortellado (vice-presidente CRM- SC). 

  •