#

Médicos pelo Brasil - Um avanço à saúde e valorização aos médicos brasileiros

A Federação Médica Brasileira (FMB) avalia como muito positivo o lançamento do programa Médicos pelo Brasil, em agosto de 2019. A proposta do governo federal de ampliar serviços médicos em locais de difícil provimento ou de alta vulnerabilidade social, disponibilizará 18 mil vagas para profissionais inscritos em Conselhos Regionais de Medicina e os que revalidarem seus diplomas.

Depois da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) essa é uma das mais importantes ações federais para corrigir as falhas do modelo de saúde brasileira em um momento em que doenças que deveriam estar sendo prevenidas e atendidas pela saúde básica, voltam a atemorizar os cidadãos brasileiros.

A prioridade de alocar médicos nos maiores vazios assistenciais, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, com gratificação diferenciada para os médicos que irão trabalhar nas áreas indígenas, fluviais e ribeirinhas, são outros pontos contemplados no programa e que comprovam a preocupação em avançar na atenção primária e promoção em saúde.

Ainda que o programa não tenha alcançado a mais histórica reivindicação das entidades médicas – a Carreira de Estado, o programa Médicos pelo Brasil representa um significativo avanço no que diz respeito à forma de contratação dos médicos, à remuneração e à exigência da especialização ou titulação prévia na área em Medicina de Família e Comunidade.

A contratação dos médicos com carteira assinada representa nesse momento, grande respeito não somente à categoria, à população que ainda carece de saúde básica, como à legislação vigente no país.

Somente com a valorização dos médicos e com estratégias adequadas é que será possível avançar na saúde do Brasil. Seguimos acompanhando e atentos à implementação de efetivas melhorias.

Os brasileiros merecem. Os médicos brasileiros também.

 


  •