#

Médicos pelo Brasil: FMB reitera apoio à validação de diplomas para formados no exterior

A Federação Médica Brasileira (FMB) reitera seu apoio ao programa Médicos pelo Brasil, lançado em agosto de 2019 pelo governo Federal como uma proposta viável de ampliação dos serviços médicos em locais de difícil provimento ou de alta vulnerabilidade social, disponibilizando 18 mil vagas para profissionais inscritos em Conselhos Regionais de Medicina e os que revalidarem seus diplomas.

A Medida Provisória nº 890/2019, que tramita no Congresso Nacional, recebeu centenas de propostas de emendas, entre elas, a que sugere facilitar o acesso à profissão médica de pessoas com habilidade não comprovada pelo exame Revalida.

Consideramos esta emenda equivocada e discriminatória já que por certo irá impor às comunidades mais vulneráveis a participação de "quase médicos" - tendo em vista que médicos não serão. 

Cabe ressaltar que o programa Médicos pelo Brasil tem como objetivo garantir saúde de qualidade e atendimento digno ao cidadão brasileiro, valorizando os médicos e alcançando o que mais próximo se chegou à acesso à saúde a quem pouco teve chance de tê-la.

O programa só alcançará este patamar exigindo a qualificação do médico que foi formado no exterior, por meio do Revalida.

Ainda que o programa não tenha alcançado a mais histórica reivindicação das entidades médicas – a Carreira de Estado, o programa Médicos pelo Brasil é, depois da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), uma das mais importantes ações para corrigir falhas do modelo de saúde brasileiro.

Médico para ser Médico no Brasil, tem que ter número de inscrição de CRM!

 

  •