#

Doutor, já incentivou seu colega médico a cuidar da saúde?

Estamos no mês do médico e nesse ano o SIMESC faz um alerta sobre a saúde do médico e sobre a importância de nós médicos incentivarmos nossos colegas a “colocarem a saúde em dia”.

Depois que colamos grau, médicos entramos na rotina de dedicação intensa ao trabalho e estudos e, muitas vezes, esquecemos de uma parte muito importante do Juramento de Hipócrates, que diz: “Conservarei imaculada minha vida e minha arte”. Passamos a focar nos pacientes e deixamos de lado a nossa saúde.

Infelizmente não paramos para refletir que o nosso bem-estar está relacionado diretamente com a qualidade do nosso trabalho e na relação com os pacientes. Não observamos que precisamos incentivar nossos colegas a também se cuidarem. Assim como qualquer cidadão, devemos estar em dia com nossos exames e manter hábitos de vida saudável, da forma exata com que recomendamos a nossos pacientes.

A negligência do médico com a sua saúde é uma realidade e vai além dos problemas físicos. A Síndrome de Burnout e a depressão são muito comuns entre a categoria. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), pesquisas apontam que mais de 45% dos médicos relatam sintomas de esgotamento profissional em algum momento de suas carreiras.

Os fatores que desencadeiam os problemas incluem longas jornadas de trabalhos, noites mal dormidas, envolvimento com doenças graves, tristeza de familiares e pacientes, proximidade constante com a morte, más condições de trabalho e a pressão do exercício profissional.

Ao fecharmos os olhos para essas situações, os desdobramentos podem ser irreversíveis. Estudos internacionais apresentam que os médicos têm uma frequência 2,45 vezes maior em tirar a própria vida que o restante da população.

No Mês do Médico, o SIMESC busca alertar sobre os cuidados com a saúde da categoria e principalmente, a importância de abraçar o colega. Com a união e o incentivo certamente os resultados serão mais produtivos. E você médico, já abriu as portas do seu consultório para que seu colega coloque a saúde em dia?


  •