#

Formandos da FURB participam de reunião com SIMESC

Formandos de medicina da Universidade Regional de Blumenau (FURB) puderam conhecer um pouco sobre o SIMESC e algumas peculiaridades da profissão, em uma reunião com representantes da entidade, na noite de quarta-feira (16/10), em Blumenau.

O diretor de Formação Sindical e Estudos Sócio EconômicosCarlos Roberto Seara Filho, introduziu o encontro lembrando aos futuros médicos que em breve eles irão lidar com a concorrência do mercado de trabalho, propostas de empregos que desvalorizam o médico, e situações complicadas da profissão, e que ter a orientação de uma entidade como o Sindicato é essencial. “Geralmente o médico nos procura quando a situação aperta, mas o ideal é antes já ter recebido a orientação e estar protegido. Vocês hoje têm essa oportunidade, aproveitem!”, afirmou.

O diretor Regional de Apoio ao Graduando em Medicina, Cleomar Orlando Aigner, comentou que no cenário atual é indispensável a união da categoria e a representação do SIMESC.

“Eu como professor vejo que os alunos que se formam não pensam em ser sindicalizados, mas vai chegar um momento em que vão precisar. Peço que todos reflitam sobre isso para já terem desde o início alguém que os oriente e os defenda”.

 

Assessoria Jurídica

O advogado do SIMESC, Erial Lopes de Haro, comentou sobre a avalanche de processos envolvendo os médicos nos últimos anos e que o filiado ao Sindicato tem direito ao serviço de assessoria jurídica, com profissionais especializados em Direito Médico.

“Com a assistência jurídica gratuita e outras facilidades é difícil evitar que médicos sejam processados, mas com uma defesa qualificada evitamos a condenação”, explicou.

Assessoria de imprensa

A jornalista do SIMESC, Camila Spolti, salientou para os cuidados com as normas de Publicidade e Propaganda do Conselho Federal de Medicina nas redes sociais e orientou para uma postura adequada nestes veículos. “A medicina é uma profissão destacada, que precisa de credibilidade. Desde já cuidem de suas imagens e evitem postagens que possam a comprometer”.

O diretor de Apoio ao Graduando em Medicina, Odi José Oleiniscki, citou que o SIMESC também oferece assessoria jurídica trabalhista, previdenciária e contábil, além do plantão telefônico de diretoria e jurídico.

“Vocês estarão um hospital, posto de saúde, em um avião, em uma festa, em uma praia, e a qualquer momento podem ser chamados para um atendimento e se deparar com alguma situação que gere dúvidas. Neste caso um diretor médico e um advogado estarão à disposição”, explicou.

Para ser filiado ao SIMESC o recém-formado contribui com 20% do valor total da semestralidade.


  •