#

Tudo azul: Novembro de prevenção ao câncer de próstata e diabetes

O mês de novembro tem duas importantes campanhas de prevenção: ao câncer de próstata e à diabetes.

A cada hora, sete homens recebem o diagnóstico de câncer de próstata no Brasil, de acordo com as estimativas de incidência do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para 2019, quase 70 mil homens devem ser diagnosticados com a doença. 20% desses diagnósticos resultam em morte. O exame de rastreio do câncer de próstata deve ser feito anualmente por todos os homens a partir dos 45 anos, caso tenha diagnóstico na família ou a partir dos 50 anos. O câncer de próstata é uma doença silenciosa e por isso a orientação para que os homens mantenham um calendário anual de consultas para que não participe das estatísticas do câncer de próstata.

Em 2019, a campanha mundial, organizada pela International Diabetes Federation (IDF), tem como mote Família e Diabetes, para destacar o importante papel dos familiares na prevenção e controle da diabetes. A família tem importante papel na prevenção à doença, com destaque às complicações. A diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. A diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina e o diagnóstico acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias. Na diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do pesosedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens.

Os sintomas da diabetes tipo 1 geralmente são repentinos e dramáticos e podem incluir sintomas como sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização, visão embaçada, falta de interesse e de concentração, vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe. No caso da diabetes tipo 2, esses sintomas também podem ser identificados, mas são menos evidentes. A rotina de ida ao médico, inclusive para o diagnóstico da diabetes em crianças, é muito importante.


  •