#

21 de novembro – Dia do Médico Homeopata

No dia 21 de novembro de 1840, chegou ao Brasil o médico francês Benoit Jules Mure, que três anos depois foi curado de tuberculose após tratamento com Conde Sebástien des Guidi, discípulo de Christian Friedrich Samuel Hahnemann, o Pai da Homeopatia. Sua cura resultou em uma busca incansável pelo reconhecimento da especialidade no Brasil. Foi acusado de charlatania e não desistiu. Em 1843 fundou o Instituto Homeopático do Brasil, e por insistência, conseguiu estruturar polos de homeoatipa em várias partes do país.

Em 1948, Mure abandona o Brasil após desentendimentos com colaboradores, deixando um legado de 75 dispensários, 500 alunos formados e obras que auxiliaram na compreensão da homeopatia, entre elas, Prática Elementar da Homeopatia, que ajudou a reduzir a taxa de mortalidade de 10% para 2 a 3%, entre os escravos das plantações de cana de açúcar.

Há registros de Homeopatas que se estabeleceram no Brasil, antes da chegada de Mure: Frederico Emilio Jahn (em 1836, apresentou à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro a tese Exposição da Doutrina Homeopática); Thomaz Cochrane (médico escocês formado pela Universidade de Londres, que chegou ao Rio em 1829); e Emílio Germon (médico francês autor do Manual Homeopático, editado em 1843).

A Homeopatia é especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980 (Resolução CFM nº 1.000/80), sendo um método de tratamento que se fundamenta na Lei dos Semelhantes, citada por Hipócrates no ano 450 a.C. Segundo esta lei, os semelhantes se curam pelos semelhantes, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio) os mesmos sintomas que o doente apresenta. O termo  Homeopatia foi criado por Hahnemann, tem origem grega e significa moléstia semelhante (Homeos = semelhante, phatos = moléstia).

Aos colegas Homeopatas, nosso grande abraço pela passagem da data.


  •