#

Médicos da Fahece aprovam Acordo Coletivo de Trabalho

Os médicos contratados pela Fundação de Apoio ao Hemosc e ao Cepon (Fahece) aprovaram em assembleia geral, realizada na terça-feira (17/12), no Cepon a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho intermediada entre SIMESC e a organização social.

O acordo garante reajuste salarial com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no período de novembro de 2018 a outubro de 2019 que será pago até o quinto dia útil de janeiro de 2020 e estabelece que os salários dos médicos passarão a ser reajustados anualmente na data base da categoria pelo INPC.

O documento prevê que as partes retomarão negociação sobre remuneração em março de 2020. “Tendo em vista que a Fahece não obteve o aporte financeiro que esperava por parte do Estado foi o acordo possível para o momento. Certamente não estamos satisfeitos, pois sabemos que os médicos merecem muito mais e em março retomaremos o diálogo, discutindo inclusive os retroativos dos anos em que não houve reajuste”, comenta o vice-presidente do SIMESC, Leopoldo Alberto Back.

O acordo também apresenta cláusulas que tratam de insalubridade, jornada de trabalho e outros benefícios.

“Este acordo pode no momento não contemplar tudo o que os médicos desejam, mas é um instrumento que para daqui em diante termos margem para negociar melhor. É um ponto positivo para a categoria”, avalia o advogado trabalhista do SIMESC, Alberto Gonçalves de Souza Junior.

Além de Leopoldo e Alberto, integraram a equipe do SIMESC o advogado Ismael Carvalho, os jornalistas Camila Spolti e Eduardo Schimdt, a coordenadora do Sindicato, Juliana da Silva e o funcionário Adriano Gazola.


  •