#

SIMESC participa de audiência com secretário de Estado da Saúde

Atendendo ao pedido do SIMESC, realizado no final de novembro, em que solicitava audiência para mais esclarecimentos sobre alterações nas planilhas referentes à Retribuição por Produtividade Médica (RPM) dos médicos contratados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o secretário Helton de Souza Zeferino recebeu na tarde desta quinta-feira (19/12) representantes do Sindicato dos Médicos.

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, explicou que no primeiro momento a informação extraoficial sobre a RPM causou preocupação entre os médicos, mas que a atitude da secretaria posteriormente em convocar representantes dos hospitais da Grande Florianópolis para debater o assunto foi muito adequada. “Ajustes são necessários e não somos contra, mas é preciso ouvir quem está envolvido na situação. Quanto mais opiniões, mais o gestor pode avaliar para tomar as melhores decisões”, afirmou o presidente.

“No hospital Celso Ramos, local em que trabalho, o recebimento da notícia, sem antes discutir com os profissionais, causou bastante apreensão. Esse é um tema importante que precisa de transparência e felizmente agora está sendo encaminhado desta maneira”, acrescentou o secretário geral do SIMESC, Roman Leon Gieburowski Junior.

Helton Zeferino explicou que o objetivo dos ajustes na RPM é buscar o equilíbrio na remuneração. “Precisamos valorizar todos os profissionais e não apenas algumas especialidades. Todos são importantes para o sistema. Nossa preocupação é com a saúde em um todo e não apenas com alguns segmentos”, afirmou o secretário.

O SIMESC avaliará as alterações e encaminhará à SES a sua opinião.

Tomógrafo e Samu

Aproveitando a presença também do superintendente dos Hospitais Públicos Estaduais, Daniel Yared Forte, o SIMESC reforçou o pedido sobre a urgência no conserto do tomógrafo do hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José. Os gestores informaram que tem interesse em resolver o serviço brevemente e estão tomando as medidas cabíveis.

“A temporada de verão contribui com a ampliação da população na região da Grande Florianópolis o que resulta no aumento de atendimento a politraumatizados e reforça a necessidade da urgência em resolver a questão” destacou o diretor de Apoio ao Graduando em Medicina, Odi José Oleiniscki.

Sobre o Samu os dirigentes do SIMESC expuseram a importância de manter os médicos contratados via Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e perspectivas de melhor remuneração a partir do próximo ano, tendo em vista que há cinco anos estão com os salários congelados.

Concurso público

Outro ponto abordado foi a necessidade de realização de concurso público. O presidente do SIMESC lembrou que a entidade se posicionou contra o projeto de Lei 209/2019, de autoria do executivo estadual, que amplia de 24 para 48 meses o prazo máximo de contratação temporária de servidores para a SES, por entender a importância de reduzir a rotatividade de servidores.

“Somente com concurso público e a fidelização de médicos se fará saúde de qualidade”, frisou Cyro Soncini.

O gerente de Regulação Estadual e de Internação Hospitalar, Ramon Tartari, também participou da reunião.

 


  •