Em poucos dias passamos a vivenciar uma mudança brusca de cenário no que diz respeito ao trabalho médico, tanto na esfera pública quanto na privada, com a pandemia do Coronavírus. Ao que tudo indica, uma batalha longa nos é reservada e somos nós médicos, os protagonistas no enfrentamento ao Coronavírus. Todas nossas atenções devem permanecer voltadas a esse momento grave da saúde mundial.
Para tanto, o Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC), recomenda aos médicos que estão na linha de frente no diagnóstico e prevenção à Covid-19, que na falta de condições adequadas para atendimento ao cidadão, o Diretor Técnico seja acionado. Ele, que também é médico, saberá exigir do Gestor as condições essenciais para assegurar uma boa assistência à população com a necessária segurança para os profissionais médicos. As notificações e comunicados de caráter oficial por parte dos médicos devem também ser encaminhadas ao CRM, Sindicatos e Associações que integram o COSEMESC.
As entidades médicas estão à disposição para conversar com os médicos sobre os problemas que envolvem o trabalho nesse momento crítico.
O COSEMESC apoia todas as iniciativas das autoridades em saúde que estão alinhadas com a prevenção à qualidade de vida da população e ressalta que todas as orientações divulgadas devem ser adotadas tanto na esfera pública quanto no setor privado de saúde.
Nosso reconhecimento aos médicos que não se intimidam com a pandemia e ocupam seus lugares para contribuir com a saúde dos nossos cidadãos.