#

Cidadão: cuide do médico para que ele possa cuidar de você!

Em tempos de prevenção à Covid-19, doença provocada pelo Coronavírus, o Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC) reforça o alerta à população: siga as regras e orientações das autoridades de saúde pública.

Lembre-se que os médicos e profissionais de saúde precisam estar sadios para que possam atender as pessoas. Esse é um momento que exige dedicação total desses profissionais.

- Em caso de dúvidas, ligue para o telefone 136, do Ministério da Saúde. Se sua cidade tem central de atendimento ao Coronavírus, faça contato antes de ir para uma unidade de saúde.

- Só procure as unidades de saúde caso não tenha conseguido resolver seu problema pelo atendimento remoto ou em situações graves como a dificuldade respiratória.

- Se tem uma consulta ou procedimento eletivo, transfira.  

- Não há distribuição até o momento de máscaras e álcool gel nas unidades públicas de saúde.

- Atenção à saúde dos idosos e pacientes com diabetes, cardíacos, autoimunes e outras doenças crônicas.

- Lave as mãos com sabão/sabonete com frequência. Em caso de não ter acesso a esse produto, limpe as mãos com álcool gel 70%.

- Cubra a boca e o nariz com lenço de papel ao tossir e espirrar ou proteja com o antebraço -  nunca com as mãos. Cuidado com o descarte do papel.

- Não compartilhe objetos de uso pessoal.

- Saia de casa somente em casos de necessidade.

- Seja solidário. Evite comprar comida e produtos de limpeza em excesso.

Os médicos e os profissionais de saúde são aliados da população e precisam que você e sua família assumam medidas de prevenção para que eles possam cuidar de quem realmente está precisando. Participe dessa batalha contra o Coronavírus. 


  •