#

Secretário Helton Zeferino participa de telereunião do COSEMESC

O Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC) realizou telereunião na noite de terça-feira, 14 de abril, e que teve a participação do secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino.

Ao chefe da pasta da saúde de SC, os dirigentes médicos questionaram sobre ofício em que foram solicitadas a concessão do adicional de insalubridade, de adicional de risco de vida, de gratificações de emergência, de terapia intensiva e de centro cirúrgico aos médicos que tenham sido remanejados para estes setores durante a pandemia do Coronavírus, disponibilização de equipamentos de proteção individual e de testes laboratoriais COVID-19 aos médicos que atuam no enfrentamento à doença, além de contratação de seguro de vida coletivo para todos os médicos SES. 

“Não temos respostas para tudo. Estamos empenhados em proteger os profissionais e ampliar o número de leitos para fazer frente a algo que ali na frente, se apresenta muito grande. Nossas decisões estão sendo tomadas com o objetivo de errar o menos possível. É uma situação desconhecida para todos nós. Vamos avaliar o que é possível e muito importante: nossas decisões são tomadas em bloco, incluindo todos os profissionais que estão atuando nesse momento. A SES é parceira na construção dessa história e queremos terminar isso tudo, com o menor número de cicatrizes possível”, falou o secretário.

Ainda de acordo com o secretário Helton, nos próximos dias deverá estar encaminhada a questão da remuneração dos profissionais da saúde. “Estamos à disposição para avaliarmos juntos essa situação e fazermos sugestões de como melhor conduzir”, destacou o presidente do Sindicato dos Médicos (SIMESC) e coordenador do COSEMESC, Cyro Soncini.

“Nossa solicitação é para quem está trabalhando no enfrentamento ao Coronavírus. Sabemos que todo trabalho é alvo de críticas, mas sem dúvida alguma, tanto o secretário quanto o governo do Estado se demonstram interessados e empenhados em resolver esse problema que ainda é desconhecido”, reforçou o presidente do Conselho Regional de Medicina de SC (CRM-SC), Marcelo Linhares.

“Agradecemos ao secretário Helton pela disponibilidade em poder conversar abertamente sobre o assunto e nos permitir a participação com as nossas habilidades como a tecnologia, para contribuir com esse processo”, destaca o presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar Paes Jr.

Para o presidente da Academia de Medicina (ACAMESC), Jorge Abi Saab Neto, “as entidades médicas têm o propósito de contribuir e não atrapalhar o processo de trabalho da SES e do governo do Estado. Estamos à disposição para o debate no que diz respeito à condução do trabalho médico”.

“Do lado do SIMESC, estamos orientando os médicos e informando que apoiamos as medidas tomadas pelas autoridades oficiais nessa questão do enfrentamento ao Coronavírus”, destacou Cyro.

O COSEMESC também encaminhou à SES pedido dos diretores clínicos de concessão de teto máximo para todos os médicos. “A questão de teto máximo está descartada. É um momento ímpar de crise em que verificamos uma potência como os Estados Unidos sangrando”, disse Helton Zeferino.

FEMESC

A reunião também teve a discussão e a confirmação da transferência, para data ainda a ser confirmada, do Fórum de Entidades Médicas (FEMESC), programado para ser realizado em Criciúma. “Vamos fazer a transferência da coordenação à ACM em junho, mas o evento, que reúne médicos de todas as partes do Estado, só terá data definida quando superarmos essa questão do Coronavírus”, encerra Cyro Soncini.


  •