#

Joinville: SIMESC realiza telereunião com formandos de medicina

Sob o comando do diretor de Apoio ao Graduando em Medicina do SIMESC Regional Joinville, Thales Fretta Althoff Medeiros, representantes do Sindicato apresentaram a Entidade, nesta segunda-feira (01/06), aos formandos de medicina da Univille. Por conta da necessidade de distanciamento social, o encontro foi realizado de forma inédita por telereunião.

Thales iniciou a reunião esclarecendo sobre o papel do Sindicato em proteger e buscar os direitos dos médicos. “O trabalho vai além de política médica e engloba lutas para uma saúde de mais qualidade. Com condições de trabalho adequadas, o médico pode prestar um melhor serviço à população. O Sindicato é o grande aliado dos médicos”, citou o diretor.

Assessorias

O assessor jurídico do SIMESC, Erial Lopes de Haro, explicou como funciona o atendimento jurídico aos médicos e a importância de contarem com esse serviço, tendo em vista o crescente volume de processos contra os profissionais. Ele informou sobre o plantão telefônico 24 horas, em que um advogado está à disposição do filiado a todo momento para auxiliar em possíveis intercorrências inerentes da profissão.

“Na rotina médica, os problemas não tem hora para acontecer, e uma orientação adequada pode não evitar o processo, mas com certeza evitar a condenação do médico. Por isso, orientamos que contem conosco sempre que necessário”.

O advogado também comentou sobre a assessoria previdenciária. “Pode parecer cedo pensar na aposentadoria agora, mas o momento de se preocupar com isso é justamente quando se entra no mercado de trabalho. O SIMESC disponibiliza de profissionais capacitados para orientar sobre este assunto”.

 

A assessoria jurídica trabalhista é outro serviço oferecido pelo SIMESC e foi esclarecida pelo advogado Alberto Gonçalves de Souza Jr. “Avalio muito importante esta oportunidade de vocês conhecerem desde agora quem irá defendê-los. Não deixem de integrar o Sindicato e usufruir de seus serviços”, sugeriu.

 

A assessora de comunicação do SIMESC, Camila Spolti Pereira, alertou os formandos sobre os cuidados relacionados à publicidade e propaganda. “Nem sempre a maneira como o médico opta em divulgar o seu trabalho está de acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina. Nós somos capacitados para orientar nesta questão e estamos à disposição dos filiados”.

A presidente do SIMESC Regional Joinville, Tanise Balvedi Damas, reforçou a importância das assessorias do Sindicato, especializadas na área da saúde, e citou também a relevância da assessoria contábil que atua com a declaração de imposto de renda e outras orientações como abertura de empresas e livro caixa.

 

“O SIMESC defende questões coletivas, mas também individuais. Quanto mais filiados, mais teremos força na representação”, destacou.

 

Nacional

 

O vice-presidente do SIMESC, Leopoldo Alberto Back, comentou que o Sindicato também se articula em questões nacionais por meio da Federação Médica Brasileira (FMB). “São tratados assuntos que envolvem os médicos brasileiros de forma geral e também pautas dos médicos federais, como os ligados aos hospitais universitários, por exemplo. Não é um Sindicato isolado, é a força de vários”.

 

O diretor de Apoio ao Graduando do SIMESC, Odi José Oleiniscki, encerrou a reunião parabenizando os formandos e reforçando a importância de contarem com o Sindicato “Além da capacidade técnica e científica, a medicina exige moral e ética. Sigam nesse caminho, contem conosco, e terão sucesso”.


  •