#

Vice-governadora conversa com médicos para saber as dificuldades e necessidades ao enfrentamento da pandemia

“Como vice-governadora de Santa Catarina, de que forma eu posso ajudar os médicos a salvar a vida dos catarinenses diante do agravamento da pandemia de Covid-19?”. Com essa pergunta, Daniela Cristina Reinehr, vice-governadora de SC, chamou as lideranças médicas para uma videoconferência na tarde de quinta-feira (16/07), com a participação do Conselho Superior das Entidades Médicas SC (COSEMESC), coordenado pelo presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Junior. Depois de 120 dias de pandemia e após um ano e meio de Governo, é a primeira vez que os profissionais de medicina são ouvidos pela chefia do Executivo do Estado. Além de ouvir a avaliação das lideranças, a vice-governadora não apenas se comprometeu em buscar respostas às solicitações apresentadas como também anunciou que vai levar as informações do encontro ao conhecimento do presidente Jair Bolsonaro e do Ministério da Saúde.     

 

Ao lado do dirigente da ACM, participaram do encontro os presidentes do CRM-SC, Daniel Ortellado, do SIMESC, Cyro Soncini, da Academia dos Médicos do Estado (Acamesc), Jorge Abi Saab Neto, e do Sindicato dos Médicos do Sul do Estado (SIMERSUL), Licínio Alcântara.

 

O respeito à autonomia do médico para atender o paciente de forma precoce ao quadro de risco maior da doença foi a pauta principal do encontro. As lideranças do setor destacaram também a importância do Estado garantir todas as necessidades que englobam a assistência da população diante do novo coronavírus, que vai desde o acesso ao resultado do exame e à medicação até a desburocratização do atendimento, como forma de permitir o tratamento com a agilidade que o quadro exige. Também foram ressaltados a indispensável proteção aos profissionais à frente do atendimento e as condições de trabalho de médicos e demais integrantes das equipes da Saúde.

 

“É fundamental que todas as medidas sejam adotadas de forma ordenada, com a participação das esferas Federal, Estadual e Municipal, que precisam conversar e estabelecer uma estratégia dinâmica para o controle da transmissão e o cuidado com os pacientes”, enfatizou o presidente da ACM e coordenador do COSEMESC.         

 

“O apoio da vice-governadora é muito importante para os médicos e para a população. Sua preocupação vai ao encontro do posicionamento do Conselho, que é de garantir a segurança jurídica para respeitar a autonomia dos profissionais da medicina”, afirmou o presidente do CRM-SC.     

 

“Resultados de pesquisas consistentes realizadas em alguns países do mundo vêm mudando o cenário do tratamento da doença, com novas evidências que demonstram que estamos no caminho certo, buscando instrumentos para o atendimento precoce dos pacientes”, avaliou o presidente da ACAMESC.

 

“Atenção aos recursos humanos também é fundamental no enfrentamento à pandemia. Médicos e profissionais da saúde precisam ser valorizados e ter as condições para cuidar dos pacientes e de si mesmos”, refletiu o presidente do SIMESC.   


  •