#

Mutirão de Reconstrução Mamária Solidário é uma das atividades do Outubro Rosa na capital

Com o objetivo de contribuir com o bem estar físico e psicológicos de mulheres mastectomizadas que não têm acesso ao sistema privado de saúde, o cirurgião plástico Henrique Riggenbach Müller realiza o Mutirão de Reconstrução Mamária Solidário. As cirurgias, realizadas no dia 20 de outubro no Hospital Casa de Saúde São Sebastião, atenderão pacientes da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC) e integrantes do Grupo de Apoio à Mulher Mastectomizada (GAMA/CEPON).

O tratamento do câncer de mama envolve uma equipe multidisciplinar, com mastologista, oncologista, radioterapeuta (quando necessário), equipe de enfermagem, psicólogo, fisioterapeuta e também o cirurgião plástico, que tem um papel muito importante, pois a mama é um órgão carregado de simbologia afetiva e o medo da perda deste símbolo pela mastectomia projeta a fantasia de outras perdas como a feminilidade e a sexualidade, que são elementos fundamentais para o bem estar psicológico da mulher.

O ideal para as pacientes é que a reconstrução mamária seja feita imediatamente após a retirada da mama para o tratamento do câncer. Porém, muitas mulheres não tem condições de realizar essa cirurgia, e é esse público que a Mutirão atende.

10 anos de apoio às mulheres

O Mutirão de Reconstrução Mamária Solidário em 2020, idealizado por Henrique Müller e sua esposa Anna Maria Teixeira Müller, comemora 10 anos de existência. Foram beneficiadas 49 mulheres, que tiveram a oportunidade de fazer a cirurgia de reconstrução mamária tardia com retalho miocutâneo do músculo grande dorsal associado a um implante de silicone ou a simetria após a reconstrução gratuitamente.


  •